VISITAS

Comandante da Aeronáutica participa de reuniões em São Paulo 

As visitas aconteceram no Palácio dos Bandeirantes e na FIESP nessa quarta-feira (12/03)
Publicada em: 13/03/2025 11:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Maj Av Rodolfo

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou, na tarde desta quarta-feira (12/03), da Reunião Plenária Conjunta do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE). O evento foi transmitido por videoconferência e teve como um dos principais destaques a apresentação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. (ALADA).

“A crescente presença do crime organizado exige uma abordagem integrada entre defesa e segurança pública. A segurança não pode ser terceirizada, e a indústria nacional tem um papel estratégico, oferecendo tecnologia e conhecimento. A exportação de produtos de defesa é essencial para o setor, mas requer apoio governamental e uma estratégia clara. Com união e planejamento, podemos fortalecer a segurança e a soberania do país”, destacou o Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, Carlos Erane de Aguiar, na abertura do evento.

Durante a reunião, o Comandante da Aeronáutica apresentou o projeto ALADA, que prevê a criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. A iniciativa representa um marco para a indústria de defesa nacional, com foco no desenvolvimento de novos projetos no setor aeroespacial. Considerado um avanço estratégico, o projeto busca fortalecer a infraestrutura de defesa e impulsionar a capacidade de inovação da indústria nacional de materiais de defesa.

“O fortalecimento da produção interna é essencial para a segurança nacional e a valorização da nossa indústria de defesa. Além disso, anunciamos um acordo para a criação do Museu Aeroespacial em São Paulo, uma iniciativa que reforça a cooperação entre a Força Aérea, o governo estadual e a Prefeitura. Também estamos otimizando a infraestrutura da FAB para ampliar a colaboração entre os setores civil e militar, sempre com o objetivo de garantir a soberania nacional”, comentou o Comandante da Aeronáutica.

Entre os participantes do evento estavam o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e o Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Luiz Carlos Paiva Teixeira. A reunião contou também com a presença de representantes do setor de Defesa e Segurança, entre Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, militares da Marinha do Brasil e outros convidados.

Museu Aeroespacial Paulista

Durante sua visita a São Paulo (SP), o Comandante da Aeronáutica reuniu-se com o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. O encontro contou com a presença de autoridades do Governo Estadual, da Prefeitura de São Paulo, de Oficiais-Generais e militares da Força Aérea Brasileira.

Um dos principais temas abordados na reunião foi o Museu Aeroespacial Paulista, um projeto que visa preservar e divulgar a história da aviação brasileira, além de incentivar a educação e a cultura aeronáutica no estado.

Soldado Takashi / BASP

Assunto(s): ,