OPERACÃO CATRIMANI II

Comando Conjunto Catrimani II realiza transporte aéreo de telhas

O material será utilizado na construção de uma unidade de saúde na Terra Indígena Yanomami
Publicada em: 14/03/2025 14:56
Imprimir
Fonte: Comando Conjunto Catrimani II
Edição: Agência Força Aérea

No dia 09/03, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo do estado de Roraima, realizou o transporte de telhas e cumeeiras de fibrocimento da região de Surucucu (RR) para a comunidade Maracanã, localizada na região de Barcelos (AM). A operação militar, de apoio logístico para o transporte do material, vai possibilitar que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) construa uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no local. Essa ação faz parte das iniciativas de assistência humanitária à população da Terra Indígena Yanomami (TIY).

Um helicóptero HM-1 Pantera do Exército Brasileiro (EB) transportou 46 telhas e 12 cumeeiras em duas viagens até o local, percorrendo ao todo 520 km. Já um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) ficou responsável pelo deslocamento de 85 telhas grandes, percorrendo 260 km.

O apoio logístico prestado pelas aeronaves militares, com grande capacidade de carga e a possibilidade de pouso em áreas de difícil acesso, no meio da floresta amazônica, foi fundamental para garantir os esforços do DSEI na reestruturação dos estabelecimentos de saúde indígena na Terra Indígena Yanomami (TIY), assegurando a continuidade dos atendimentos e a integridade dos serviços prestados.

A ação faz parte do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami e destaca a importância do trabalho conjunto das Forças Armadas e agências governamentais para a melhoria das condições sanitárias dos povos indígenas na TIY.

Comando Conjunto Catrimani II 

A “Catrimani II” é definida como uma ação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na TIY. Sua renovação cumpre a Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que alterou a Portaria nº 1.511, de 26 de março de 2024 (publicação que dava início à missão).

Fotos: Comando Conjunto Catrimani II

imagens/original/48601/telhas.jpg