TRANSMISSÃO DE CARGO
Estado-Maior do Comando de Operações Aeroespaciais tem nova chefia
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), realizou, no dia 21/02, a cerimônia de transmissão do cargo de Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais. O Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho passou a função para o Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira e, ao mesmo tempo, encerrou sua trajetória no serviço ativo.
Estiveram presentes no evento o Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, que presidiu a cerimônia; o Chefe do Escritório Avançado de Transição do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Chamon; além de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), autoridades civis e militares.
Durante seu discurso, o Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro Nogueira, destacou a importância da atuação do Major-Brigadeiro Campos à frente do Estado-Maior Conjunto do COMAE e desejou sucesso ao seu sucessor.
“Ao longo de um ano, o Estado-Maior Conjunto esteve sob a chefia do Major-Brigadeiro Campos. Sua carreira foi marcada por dedicação inabalável, competência operacional e liderança inspiradora. Ocupou postos estratégicos, como o Comando do Grupo de Defesa Aérea e da Base Aérea de Natal, mas foi no COMDABRA [antigo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro] e, depois, no COMAE, que atingiu o auge de sua trajetória operacional. Sua atuação foi essencial na implementação do CPOGI [Centro de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais] no COMAE, um marco na evolução das operações conjuntas da Aeronáutica Brasileira. Seu legado permanecerá como parte da história do COMAE e da Força Aérea Brasileira”, destacou o Oficial-General.
Após mais de 40 anos de serviço, o Major-Brigadeiro Campos recebeu das mãos de seu Ajudante de Ordens, Capitão Aviador Fellipe Moraes Caixeta, a insígnia de Major-Brigadeiro como símbolo de sua despedida do serviço ativo.
Novo Chefe
O novo Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim, traz uma vasta experiência na área operacional e de planejamento. Declarado Aspirante-a-Oficial em 1992 e promovido ao posto de Major-Brigadeiro em 2024, ocupou diversos cargos estratégicos ao longo de sua carreira, incluindo o comando da Base Aérea de Canoas, a presidência da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais e a chefia do Centro de Operações Espaciais do COMAE. Agora, assume a nova função com o desafio de dar continuidade ao trabalho realizado e fortalecer ainda mais as operações aeroespaciais no Brasil.
Fotos: Cabo Máximo e Soldado F. Vasconcelos / COMAE