AULA MAGNA
ITA realiza Aula Magna e dá início ao ano letivo de 2025
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, no dia 24/02, a Aula Magna de 2025, evento que marca o início do ano letivo para os alunos de graduação. A cerimônia foi realizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.
O evento contou com a presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; da Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani; de Oficiais-Generais da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); do Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho; da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Maria Nunes Monteiro; entre outras autoridades civis e militares.
A Aula Magna foi proferida pelo Doutor Hugo Santana de Figueirêdo Junior, Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA e professor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC). O tema abordado, "Transição Energética: Oportunidade para o Brasil e Desafio para a Engenharia Nacional", destacou as perspectivas do setor energético no país e a relevância da engenharia na busca por soluções inovadoras.
O Reitor do ITA ressaltou a importância do tema, especialmente diante da expansão da instituição. "Em dois anos, o ITA estará iniciando as aulas no novo campus em Fortaleza (CE), que oferecerá, entre outros cursos, Engenharia de Energia. Essa Aula Magna foi fundamental para compreendermos o mercado energético e sua sinergia com a engenharia, assegurando que o projeto acadêmico em construção ganhe ainda mais força. Para os novos alunos, foi uma oportunidade valiosa de conhecer melhor o setor em que atuarão no futuro", afirmou.
Homenagens
Durante a cerimônia, foram entregues prêmios aos alunos com melhor desempenho em 2024, nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Além disso, o prêmio de Melhor Trabalho de Graduação foi concedido ao estudante e sua orientadora, escolhidos por uma banca externa composta por docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e também houve uma homenagem ao estudante que se consagrou como primeiro colocado geral no curso de graduação.
A solenidade também reconheceu um docente do ITA com a premiação Láurea Casimiro Montenegro Filho, pelo uso de práticas pedagógicas inovadoras voltadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Os prêmios foram ofertados pelas empresas Embraer, Boeing, SIATT, BPL e Litoral Engenharia e Desenvolvimento, além da Fundação Casimiro Montenegro Filho e do Ministério da Defesa.
Fotos: ITA




