CRUZEX 2024

Estrutura da Base Aérea de Natal está pronta para receber a CRUZEX 2024

A Base Aérea é responsável pelas operações logísticas e de suporte no Exercício
Publicada em: 02/11/2024 15:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Cap Emília

A Base Aérea de Natal (BANT) está pronta para receber a CRUZEX 2024, o maior exercício de guerra aérea multinacional da América Latina, com uma estrutura especialmente projetada para atender às complexas demandas do treinamento. A edição 2024 da CRUZEX, que ocorre de 3 a 15 de novembro, reunirá Forças Armadas brasileiras e estrangeiras, e a BANT lidera as operações logísticas e de suporte, assegurando que as atividades transcorram de forma eficiente e segura.

Para garantir o funcionamento das operações, a BANT criou o Centro de Suporte de Manutenção (em inglês MSC), unidade responsável pelo gerenciamento de abastecimento e manutenção das aeronaves participantes. Organizado pelo Grupo Logístico de Natal (GLOG-NT), o MSC facilita o acesso contínuo a recursos essenciais, como combustível e gases de aviação, e assegura que os esquadrões tenham apoio técnico contínuo, maximizando o tempo de operação e minimizando possíveis interrupções.

A segurança é outro ponto de destaque na estrutura montada pela BANT. Durante a CRUZEX, a Base adotará rigorosos protocolos de controle de acesso, monitoramento eletrônico e um planejamento detalhado para o estacionamento e circulação de aeronaves e viaturas. Com isso, cada movimento dentro da área operacional será supervisionado para garantir um ambiente seguro para os participantes e proteger as operações militares em andamento.

Na parte de comunicação, a BANT montou uma rede de videoconferências e comunicações dedicadas, que permitirá a coordenação em tempo real entre as unidades nacionais e estrangeiras envolvidas. Para reforçar a segurança cibernética, equipes especializadas monitoram constantemente as redes, prontas para neutralizar qualquer ameaça digital, assegurando a integridade e confidencialidade das operações.

Para o Exercício, a BANT promoveu cursos especializados nas áreas de segurança de voo e resgate em emergência para seus militares, reforçando a capacitação e treinamento das equipes. Essas formações são parte das ações preparatórias, que envolvem exercícios de alta complexidade e exigem pessoal altamente qualificado para atuar em situações críticas na CRUZEX. 

O Comandante do Grupo Operacional (GOP) da BANT e Chefe da célula Exercise Support (EXSUP), Coronel Aviador Paulo Cezar Fischer da Silva, destacou que as preparações para a CRUZEX começaram em 2022, com as primeiras reuniões realizadas a partir de agosto, quando foi estabelecido que a Base sediaria o Exercício.

 “Na Base Aérea de Natal, a grande preparação envolveu a capacitação do efetivo, melhorias na infraestrutura, equipamentos e espaços que serão disponibilizados. Realizamos ajustes em diversas estruturas, incluindo a reforma de prédios e da pista de pouso, que passou por recapagem e adequação de todo o sistema de iluminação, além da pintura das áreas de estacionamento, pista e faixas de táxi, para garantir a operação”, contou.

Além de suas capacidades técnicas e operacionais, a BANT colabora com o Comando de Preparo (COMPREP) para garantir a integração das tropas estrangeiras ao Exercício. A estrutura planejada pela Base facilita o intercâmbio de táticas e o desenvolvimento conjunto de habilidades em cenários de combate simulados, promovendo a interoperabilidade entre Forças Armadas aliadas e fortalecendo a cooperação internacional.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER, BANT

imagens/original/48143/seguranca_(1).jpeg
imagens/original/48143/seguranca_(2).jpeg
imagens/original/48143/suporte_BANT_(4).jpeg
imagens/original/48143/suporte_BANT_(8).jpeg
imagens/original/48143/treinamento_CCI.jpeg