MÊS DA ASA
Fé que alça voo: 87ª Missa do Aviador acontece no Rio de Janeiro
A Paróquia Nossa Senhora da Candelária, localizada no Rio de Janeiro (RJ), foi palco, no dia 02/10, da 87ª Missa de Abertura do Mês da Asa. O evento celebra a devoção a Nossa Senhora de Loreto, padroeira dos aviadores, em homenagem ao Dia do Aviador, e reuniu cerca de 350 pessoas. A cerimônia foi promovida pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), por meio da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Durante a celebração, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, descreveu a missa como uma "eucaristia de ação de graças", ressaltando a importância do evento para a comunidade aeronáutica e para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ele destacou o papel da fé para os aviadores, que confiam na proteção divina em suas missões, e enalteceu a celebração como um símbolo de união e gratidão entre os profissionais da aviação e seus familiares.
"Desejamos que estas comemorações, neste mês de outubro, possam aumentar ainda mais a alegria de servir à pátria, servir às pessoas e, cada vez mais, agradecer a Deus por esta nobre missão. Nossa Senhora de Loreto, Maria, nossa mãe, estará sempre intercedendo por todos nós nessa belíssima jornada", afirmou Dom Orani.
Marcada pela espiritualidade e pela união da comunidade aeronáutica, a cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral e do Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi e Major-Brigadeiro do Ar Sergio Rodrigues Pereira Bastos Junior, respectivamente, além do Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi, relembrou o jubileu sacerdotal e a parceria do arcebispo com a FAB durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013 (JMJ), no Rio de Janeiro. "Cinquenta anos de serviço não são apenas uma marca no tempo, mas uma trajetória de dedicação, fé e amor inabalável ao nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse caminho notável, destaco, entre tantos feitos, a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. Através de suas ações e forte determinação, o Rio de Janeiro abriu os braços para receber este evento em 2013. O momento foi de grande significado para a Força Aérea Brasileira, pois a coordenação e o controle do espaço aéreo durante a Jornada Mundial da Juventude estiveram sob nossa responsabilidade", relembrou.
Fotos: Marcelo Alves / DECEA