CERIMÔNIA

Cerimônia de substituição da Bandeira Nacional homenageia a FAB

Evento cívico na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), contou com desfile militar e apresentações da Orquestra Sinfônica da FAB e da Esquadrilha da Fumaça
Publicada em: 06/10/2024 15:17
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes
Edição: Agência Força Aérea

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional foi realizada, neste domingo (06/10), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Coordenada pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), a solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida. Aberto ao público, o evento integrou as comemorações do Mês da Asa, em homenagem ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.

"O mês de outubro traz à Força Aérea a honra e a responsabilidade de realizar a troca da Bandeira. Este é um momento de grande civismo e patriotismo, e nos sentimos privilegiados por, hoje, também celebrarmos os 120 anos do Marechal do Ar Montenegro, uma de nossas figuras mais importantes. Ele simboliza o avanço da aviação nacional, tanto pelo Correio Aéreo Nacional quanto pela criação do ITA", destacou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

Entre as autoridades presentes na tribuna estavam o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, e o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, entre outros.

O evento marcou um momento cívico que destacou a importância dos símbolos nacionais, como a Bandeira, o Hino, o Brasão e o Selo Nacional, que representam a união e a história do Brasil. Oficializada pelo Decreto nº 99.217, de 1990, a substituição mensal da bandeira em Brasília tem o objetivo de reforçar o culto aos símbolos nacionais e é organizada pelo Ministério da Defesa, seguindo um sistema de rodízio entre a Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal.

Neste mês, a cerimônia teve um significado especial para a Força Aérea Brasileira (FAB), pois também marcou a celebração do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, comemorados em 23 de outubro. Nessa data, em 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo homologado de uma aeronave mais pesada que o ar, conquistando um feito histórico para a aviação mundial.

Outra figura de destaque lembrada na cerimônia foi o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), cujas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento da indústria aeronáutica no Brasil. Em 2024, a FAB celebra os 120 anos do nascimento desse visionário pioneiro da aviação.

A cerimônia incluiu o hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional, com salvas de tiros realizadas pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Grupo Dom Pedro I. O público presente foi convidado a cantar o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, enquanto a tropa realizou um desfile em continência ao Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

A Esquadrilha da Fumaça também marcou presença no evento, com uma apresentação especial de 10 minutos, simultaneamente à performance da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB).

A troca da Bandeira emociona tanto quem está descobrindo a tradição pela primeira vez, quanto quem mantém vivas as memórias e o orgulho de um ritual que carrega fortes laços familiares e patrióticos.

A aposentada Selma De Paula, do litoral de São Paulo, compartilhou sua alegria ao visitar Brasília em um momento tão especial. "Foi um dos melhores fins de semana da minha vida. Eu não conhecia Brasília e nem sabia da troca da Bandeira, e ser convidada pelas minhas amigas para essa celebração foi emocionante", disse.

Já para a Servidora Pública Flávia Silva, a cerimônia tem um significado que atravessa gerações. "É uma honra participar e mostrar para minha filha o espetáculo que marcou minha infância. Tenho muito orgulho do Brasil", declarou.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

imagens/original/47965/241006MUL5637___Muller_Marin.jpg
imagens/original/47965/241006MUL5640___Muller_Marin.jpg
imagens/original/47965/241006MUL5646___Muller_Marin.jpg
imagens/original/47965/241006MUL5674___Muller_Marin.jpg
imagens/original/47965/241006MUL5676___Muller_Marin.jpg