CELEBRAÇÃO
Base Aérea de Natal celebra seus 82 anos com condecorações e homenagens especiais
A Base Aérea de Natal (BANT) celebrou, no dia 07/08, seu 82º aniversário com uma cerimônia militar que destacou o compromisso e a dedicação dos militares e civis ligados à Força Aérea Brasileira (FAB). Durante o evento, aproximadamente 60 militares da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) foram agraciados com a Medalha Militar em reconhecimento aos bons serviços prestados à FAB.
O Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves, Nestor de Oliveira Santos Neto, agraciado com a Medalha Militar de Ouro, disse que cada medalha o fez avaliar o decênio profissional, mas que esta, de 30 anos, representa algo a mais em sua carreira. “É uma exitosa conclusão, simboliza um filme da vida profissional, no qual as amizades construídas, as experiências trocadas, os conhecimentos adquiridos e, principalmente, a satisfação que de algum modo possa ter auxiliado a quem está trilhando o mesmo caminho, me faz ter certeza de que tudo valeu a pena. Sou muito grato à Força Aérea Brasileira", disse emocionado o militar.
Além das condecorações, a cerimônia também foi marcada pela entrega do título honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a várias personalidades do Rio Grande do Norte (RN). Entre os homenageados estavam Ângelo Gomes Maia e Augusto Gomes Maia, conhecidos entusiastas da aviação com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que têm um profundo conhecimento sobre as aeronaves operadas pela FAB. Outra figura ilustre a receber o título foi o cantor, paraquedista e piloto acrobático Waldonys José Torres de Menezes, cuja ligação com a aviação é notável, tendo até gravado um clipe com o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
O cantor e acrobata Waldonys falou sobre sua felicidade em estar presente no Aniversário da BANT, e aproveitou para falar sobre o lançamento de seu livro e também da gravação do remake do clipe O Sonho do Ícaro. “17 anos depois, eu voltarei à Academia da Força Aérea para gravar com a nossa gloriosa Esquadrilha da Fumaça, o melhor e mais prestigiado Esquadrão de Demonstração Aérea do mundo. Nós vamos voar, voar, subir, subir", complementa.
A solenidade, presidida pelo Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, contou com a presença de autoridades civis e militares do Estado do RN, além de familiares dos homenageados.
Em suas palavras, o Comandante destacou que o valor das instituições de um país não está no tempo que elas duram, mas no papel que desempenham ao longo da história para a edificação de uma sociedade harmônica, integrada e sinérgica. "Tais virtudes balizaram os 82 anos de relacionamento da Base Aérea de Natal com a população potiguar, distinguindo marcantemente a convivência, tanto com as forças irmãs quanto com os demais componentes do estado norte-rio-grandense”, afirmou.
O Brigadeiro do Ar Rezende concluiu o discurso parabenizando os agraciados e também todo o efetivo da Organização Militar pelos esforços que fazem da BANT uma instituição que personifica a imagem da Força Aérea em solo potiguar, representando o eficaz suporte à sociedade brasileira, defendendo, controlando e integrando, nobres atributos da nossa sagrada missão.
Fotos: BANT