151 ANOS DE SANTOS DUMONT
FAB celebra legado eterno de Santos Dumont com tributos e honrarias
O legado de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, atravessa o tempo e continua a inspirar gerações. Suas contribuições notáveis continuam a ser celebradas e homenageadas em todo o mundo. Nesta segunda-feira (29/07), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou o 151º aniversário de nascimento do Marechal do Ar, celebrado no dia 20/07. O evento, realizado no Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF), destacou a Imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a mais de 200 personalidades.
A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, sendo recepcionado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Estiveram presentes também Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de outras autoridades militares e civis que prestigiaram o evento.
A solenidade começou com o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar. Em seguida, os presentes relembraram a atuação da FAB no Rio Grande do Sul através do vídeo "FAB na ímpia Guerra das Chuvas", acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), que também executou o Hino dos Aviadores durante a cerimônia. Outro momento especial foi a apresentação do trailer do documentário “Além dos Céus: A Jornada do Piloto da Força Aérea Brasileira”, que será lançado em breve.
O Comandante da Aeronáutica exaltou o legado de Santos Dumont para a FAB e para o mundo e parabenizou a todos honrados com a condecoração. "Minhas congratulações a todos os agraciados com a Medalha Mérito Santos Dumont, cujo brilho confere, além do destaque a essa histórica personalidade, o merecido reconhecimento do Comando da Aeronáutica a cada um dos que, dedicados à missão dessa instituição ou contribuindo para ela, fazem toda a diferença para o nosso país. Conforme, inclusive, pudemos testemunhar nos devotados esforços envidados na campanha Todos Unidos pelo Sul e na Operação Taquari 2, onde inspirados pelo espírito altruísta de Dumont, presenciamos a essência da solidariedade do povo brasileiro", declarou.
A Medalha Mérito Santos Dumont, uma das mais altas honrarias da Aeronáutica, foi concedida a personalidades civis e militares. Entre os homenageados estavam aqueles que contribuíram significativamente para a campanha "Todos Unidos Pelo Sul" e para a "Operação Taquari 2", ambas voltadas para levar ajuda humanitária às populações do Rio Grande do Sul afetadas por enchentes neste ano.
“É uma alegria enorme carregar no peito essa honraria da Força Aérea Brasileira. Isso significa que tudo o que construí até aqui foi de grande valor, feito com muito amor e carinho. A paixão é algo que não se ensina; ou você tem, ou não tem. Esta honraria revela a paixão que sinto pela Força Aérea e simboliza que novos desafios sempre virão", expressou o Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Ricardo Rodrigues Magalhães.
“É uma grande satisfação participar deste evento, especialmente sendo um dos homenageados. Estar aqui é uma emoção imensa. Foi um evento muito importante e muito bonito", disse o Gerente de Operações do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, Edno de Oliveira Santos.
A cerimônia foi um tributo à vida e às conquistas de Santos Dumont, reforçando seu papel como pioneiro da aviação e figura central na história da Aeronáutica Brasileira. Que o legado da Pai da Aviação continue a ser um impulsionador da criatividade, do sucesso e de um futuro pleno para a humanidade.
Medalha Mérito Santos Dumont
A Medalha Mérito Santos Dumont, criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, durante as celebrações do cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis, é concedida a militares e civis nacionais e estrangeiros, que se destacaram pelas relevantes contribuições e notáveis serviços à Força Aérea Brasileira.
Confira aqui na íntegra a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica.
Assista a cerimônia completa aqui.
Saiba mais sobre a vida, a obra e os valores de Alberto Santos Dumont na página especial.
Fotos: Sargentos Müller Marin e Vanessa Sonaly / CECOMSAER