JOGOS OLIMPICOS PARIS 2024
Conheça os atletas da FAB que representarão o Brasil nas Olímpiadas
A 33ª edição dos Jogos Olímpicos terá início no dia 26 de julho, na cidade de Paris, França, e o Brasil contará com a participação de 275 atletas, dos quais 97 são militares, sendo 22 da Força Aérea Brasileira (FAB), que fazem parte da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR).
Pela primeira vez a cerimônia de abertura dos Jogos não será em um estádio de futebol, mas sim em um local aberto, mais precisamente no Rio Sena, um dos pontos turísticos de Paris. O país receberá 10.500 atletas de todo o mundo, que disputarão as cobiçadas medalhas em 48 modalidades.
Destas, a FAB estará presente em 7 delas, sendo: Atletismo, Ciclismo Cross Country, Ginástica Artística Feminina e Masculina, Maratona Aquática, Natação, Taekwondo e Tiro com Arco. Muito antes desse sonho se concretizar, o trabalho e a abnegação de cada um foi intenso para atingir níveis de elite do esporte e conseguir participar de competições nacionais e internacionais, conseguindo assim o índice para a tão sonhada vaga olímpica. Conheça nossos atletas e suas modalidades:
Atletismo
No atletismo, serão 12 atletas distribuídos em várias provas conforme suas especialidades:
- Sargento Ana Caroline Miguel Da Silva (arremesso de peso)
- Sargento Caio Oliveira De Sena Bonfim (marcha atlética 20 km e por equipe)
- Sargento Eliane Martins (salto em distância)
- Sargento Flavia Maria De Lima (800 metros)
- Sargento Gabriela De Souza Muniz (marcha atlética 20 km)
- Sargento Lorraine Barbosa Martins (200 metros)
- Sargento Tatiane Raquel Da Silva (3.000 metros com obstáculos)
- Sargento Valdiléia Martins (salto em altura)
- Sargento Viviane Santana Lyra (marcha atlética 20 km e por equipe)
- Sargento Rafael Henrique Campos Pereira (110 metros com barreiras)
- Sargento Juliana De Menis Campos (salto com vara)
- Sargento Pedro Henrique Nunes Rodrigues (lançamento do dardo)
- Sargento Lívia Avancini (Arremesso do Peso)
A Sargento Viviane Santana Lyra, atleta da Marcha Atlética, conta um pouco sobre como está se sentindo em relação à sua primeira participação nos Jogos Olímpicos: “Estou muito feliz em poder representar a marcha atlética brasileira nos meus primeiros Jogos Olímpicos, nas provas de 20 km marcha atlética e revezamento misto de marcha atlética ao lado do Sargento Caio Bonfim. Um grande divisor de águas neste processo foi ingressar na Força Aérea Brasileira, por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento. Desde 2022, o Programa tem alavancado minha carreira esportiva, o que reflete nos resultados que venho obtendo nas últimas temporadas. Sou muito grata a todo apoio que tenho recebido e aos que acreditaram no meu potencial antes mesmo de me tornar militar, já treinava nas instalações da Comissão de Desportos da Aeronáutica desde 2016. É uma honra servir ao meu país fazendo o que eu mais amo. Allons-y Brésil!!”, disse a atleta.
Ciclismo
Na modalidade ciclismo, a Sargento Raiza Goulão Henrique participará da prova cross country. Em sua segunda participação em Jogos Olímpicos, a Sargento Raiza explica sobre sua preparação de treinos, altitude e competições. “Em minha segunda edição nos Jogos, agora com mais maturidade, dedicação, esforço e garra para buscar a vaga deste ano, e com mais responsabilidade. Tenho muito orgulho em poder representar a FAB e a CDA, é uma honra muito grande. Minha prova será apenas um dia com duração de 1h20min, mas para chegar até aqui foram três anos de muito foco para chegar na prova e entregar tudo de mim. É uma prova muito emocionante para quem assiste, pois é uma prova de muita ação com obstáculos, subida, descida, sendo muito dinâmica. Eu vou participar com mais de 30 atletas de 18 países e é a maior realização para qualquer atleta poder participar do maior evento de esporte do planeta”, ressaltou.
Ginástica Artística
A vaga olímpica da equipe feminina já havia sido garantida no ano passado e, após o término da Competição Troféu Brasil de Ginástica Artística, foram selecionadas as meninas para irem para Paris. As quatro militares do PAAR contempladas foram:
- Sargento Carolyne Mercer Winche Pedro
- Sargento Flavia Lopes Saraiva
- Sargento Jade Fernandes Barbosa
- Sargento Lorrane Dos Santos Oliveira
As vagas para o masculino foram distribuídas para:
- Sargento Caio Campos Souza
- Sargento Diogo Brajão Soares
- ex-Sargento Arthur Nory, que ainda fazia parte do PAAR até a data do Troféu Brasil, em junho de 2024.
Conquistando a vaga olímpica para a prova individual geral masculino em uma das etapas da Copa do Mundo de Ginástica, o Sargento Diogo Soares fala sobre a emoção em poder participar pela primeira vez de uma edição dos Jogos Olímpicos. “Quero agradecer a todos pela torcida e agradecer à Força Aérea pelo apoio essencial para nós que somos do PAAR. Agora é disputar o campeonato olímpico que eu sempre sonhei”, destacou.
Natação, Maratonas Aquáticas e Taekwondo
A atleta Sargento Viviane Eichelberger Jungblut (maratona aquática 10 km feminino) estará nas competições de águas abertas e piscina. No tatame, a Sargento Caroline Gomes Dos Santos, categoria - 67 kg, atleta experiente em competições nacionais e internacionais, estreará este ano nos Jogos Olímpicos de Paris.
Tiro com Arco
A Sargento Ana Luísa Caetano estreia nos Jogos Olímpicos Paris 2024 ao lado do número 1 do ranking internacional da modalidade Tiro com Arco, o ex-Sargento Marcos D'Almeida, que finalizou seu tempo de serviço ativo como militar da FAB no dia 1º de julho de 2024. “Estou muito feliz, é um sonho de muito tempo e que eu trabalhei muito para alcançar. É sempre uma honra representar o meu país, mas a dimensão dos jogos é inimaginável, tudo é muito grande, muito pensado para os atletas. Poder levar a nossa bandeira e o meu esporte para um palco desses é uma alegria", enfatiza a Sargento Ana Luísa Caetano.
Ex-Atletas da FAB
A Força Aérea ainda contará com a participação de 9 atletas que pertenceram ao Programa de Atletas de Alto Rendimento, mas que já finalizaram seu tempo de Serviço Ativo pela FAB. São eles:
- A canoísta Ana Sátila Vieira Vargas (canoagem C1 e K1)
- O ginasta Arthur Nory Oyakawa Mariano (ginástica artística)
- O arqueiro Marcos Vinícius D'Almeida (tiro com arco)
Eles completaram seu tempo de serviço ativo pelo PAAR no dia 1º de julho de 2024. Outros atletas incluem:
- Izabela Rodrigues da Silva (atletismo)
- Carolina Salgado Collett (vôlei de praia)
- Ygor Coelho de Oliveira (badminton)
- Vittoria Lopes de Mello (triatlo)
- Tamires Morena Lima de Araújo (handebol)
Todos representaram a FAB por 8 anos e estarão na 33ª edição dos Jogos, impulsionando o esporte.
O Vice-Presidente da CDA, Coronel de Infantaria Rodrigo Felipe Monteiro, reforça a importância do PAAR para os atletas e comenta sobre a participação dos militares da FAB na 33ª edição dos Jogos Olímpicos Paris 2024. “O Programa de Atletas de Alto Rendimento em conjunto com o Ministério da Defesa apoia os atletas que estão se destacando em suas modalidades esportivas e também viabiliza o legado olímpico Rio 2016 para utilização em seus treinamentos. Não só a Força Aérea, mas também o Brasil será bem representado nesta edição dos Jogos Olímpicos”, salientou.
Sobre o PAAR
O Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) foi criado pelo Ministério da Defesa com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Com início em 2008, o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil foram os pioneiros na contratação de atletas. Na Força Aérea Brasileira, o PAAR começou a contratação no ano de 2014, incorporando 149 atletas na época. As convocações continuaram nos anos de 2015, 2016, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, somando um total de 374 atletas de alto rendimento já incorporados.
Atualmente, 141 atletas compõem o quadro de militares do PAAR nas modalidades de atletismo, basquete 5x5, basquete 3x3, badminton, canoagem, ciclismo BMX, ciclismo estrada, cross country, ginástica artística, jiu-jítsu, judô, maratona, maratona aquática, mountain bike, natação, orientação, paraquedismo, pentatlo aeronáutico, salvamento aquático, taekwondo, triátlon, tiro esportivo (carabina e pistola), tiro com arco e vôlei de praia, em preparação para os Jogos Olímpicos – Paris 2024.
Como ingressar no PAAR
Para ingressar no programa, é necessário que o atleta participe voluntariamente do processo de seleção, por meio dos editais publicados no site da FAB nos anos vigentes. A partir daí, o atleta deve seguir as orientações descritas no edital, onde encontrará de forma detalhada todas as informações e requisitos necessários para o alistamento.
Requisitos para o ingresso no PAAR
- O atleta deve apresentar bons resultados em competições nacionais e internacionais, estando bem posicionado no ranking de sua modalidade.
- Participar de todas as etapas do cronograma do edital, tais como: inscrição, concentração inicial, inspeção de saúde, concentração final e habilitação à incorporação.
Após ser considerado apto em todas as etapas, o atleta iniciará o Estágio de Adaptação para Praças (EAP), com duração de duas semanas, onde aprenderá sobre Regulamentos Militares, Ordem Unida, Mídia Training, Ética Profissional Militar, Estatutos Militares, História da Aeronáutica, Legislações Militares, entre outros assuntos.
Após o término do Estágio, concluído com a cerimônia de encerramento, o atleta torna-se 3º Sargento do Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon) e deve cumprir com responsabilidade todas as missões da Instituição. Além disso, contará com benefícios da carreira como: férias, 13º salário, e direito à assistência médico/hospitalar.
Além dos deveres de representação militar, também serão designados a ministrar palestras e treinamentos de suas modalidades com os alunos das Escolas de Formação da FAB e serão convocados para solenidades e competições militares nacionais e internacionais. A participação em competições civis e militares é de extrema importância para o 3º Sargento QSCon, pois seu rendimento técnico e profissional será avaliado para o reengajamento.
Artes: CECOMSAER e CDA
imagens/original/47647/Falto(1).jpg
imagens/original/47647/Falto(2).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(1).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(10).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(11).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(12).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(2).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(4).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(5).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(6).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(7).jpg
imagens/original/47647/Falto.png(8).jpg
imagens/original/47647/Falto.png.jpg
imagens/original/47647/IMG_2977.jpg
imagens/original/47647/IMG_3333.jpg
imagens/original/47647/IMG_3334.jpg
imagens/original/47647/Olimpiadas_Pais_2024_3o_Sgt_Caroline_Gomes.jpg