BANCO DE TALENTOS

FAB lança Banco de Talentos

O cadastro é destinado a militares da reserva remunerada, não remunerada e reformados
Publicada em: 19/07/2024 16:13
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

O Comando da Aeronáutica (COMAER) lança uma plataforma destinada à formação de um Banco de Talentos para acesso, composição e utilização pelos militares da reserva remunerada, não remunerada e reformados do COMAER, objetivando facilitar a sua inserção e integração ao mercado de trabalho, assim como à Prestação de Tarefa por Tempo Certo (PTTC).

A plataforma vai centralizar dados sobre a trajetória profissional, a formação, atividades, projetos e habilidades do militar. O objetivo é facilitar a identificação e o recrutamento de profissionais qualificados, avaliar competências e aptidões para oportunidades dentro da estrutura organizacional, e mapear habilidades e experiências para a alocação dos militares em funções que maximizem seu potencial.

A integração dos militares junto a sociedade civil é de suma importância e o COMAER desempenha um papel crucial nesse processo, especialmente para os Militares Temporários, quando do seu ingresso na Reserva Não Remunerada. O COMAER tem o compromisso de devolvê-los à sociedade melhor capacitados profissionalmente; o que se dá por meio de uma consistente formação e fortalecimento de valores durante o período em que pertencem ao efetivo da Força.

O Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, destacou que a proposta vai ao encontro do objetivo do COMAER de facilitar a recolocação dos Militares, tanto de Carreira quanto os Temporários, no mercado de trabalho tão logo deixem as fileiras da Força Aérea Brasileira. “Além disso, há um forte interesse por parte de diversas empresas privadas em contar com a mão de obra especializada desses Militares, que possuem uma formação técnica e profissional sólida e também os valores morais e os preceitos cultivados na Caserna. Esses valores são fortemente apreciados no ambiente corporativo. Portanto, o Banco de Talentos nasceu como uma resposta a essa convergência”, disse o Oficial-General.

Chamamento Público

A DIRAP lançou o Aviso de Chamamento Público Nº 01/DIRAP-CAE/2024. A iniciativa busca, em regime de mútua cooperação, cadastrar entidades parceiras para apoiar a execução do "Banco de Talentos de Militares da Reserva Remunerada, Não Remunerada e Reformados".

O edital e seus anexos estão disponíveis na íntegra no site da DIRAP e podem ser obtidos também pelo e-mail [email protected]. O endereço para mais informações é Ponta do Galeão, S/N°, Ilha do Governador, Rio de Janeiro (RJ).

Integração à sociedade civil

O Banco de Talentos possibilitará que os militares possam continuar a contribuir de maneira significativa para a sociedade, por meio de programas de trabalho temporário e outras iniciativas.

Como participar?

Para integrar ao Banco de Talentos, é necessário que o militar esteja na reserva remunerada, reformado ou na reserva não remunerada – os temporários. A inscrição deverá ser feita enquanto o militar estiver na ativa, via Portal do Militar.

Com procedimentos claros e estruturados, o programa Banco de Talentos será um recurso valioso tanto para os militares quanto para as organizações que buscam profissionais altamente qualificados.

Confira aqui todas as informações sobre o Banco de Talentos da Força Aérea Brasileira.