COMPETIÇÃO

Militares da FAB são premiados no Mundial de Paraquedismo

A equipe do Time Brasil, composta pelos militares da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro, competiram ao lado de atletas de 31 países
Publicada em: 18/07/2024 16:15
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Daniele Jacovetti
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Gabrielle Varela

Entre os dias 2 e 12/07 aconteceu o 46° Campeonato Mundial de Paraquedismo Militar, organizado pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), na cidade de Szolnok, na Hungria.  A equipe do Time Brasil, composta pelos militares da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro (EB), competiram ao lado de 31 países e participaram das seguintes provas: Precisão de aterragem, Estilo e Formação em Queda Livre.

A equipe feminina composta por duas militares da Aeronáutica, Sargento Especialista em Eletrônica Cássia Bahiense Neves e Sargento Atleta Soraya Mendes Ribeiro e mais três militares do Exército, obtiveram dois grandes resultados neste Mundial, conquistando medalha de bronze na prova de Formação em Queda Livre (FQL) e medalha de bronze no Overall.  

Com as conquistas deste ano, a Sargento Cássia Neves é a militar com mais medalhas na modalidade paraquedismo em Campeonatos Mundiais. “Chegar até o Campeonato Mundial de Paraquedismo foram três meses de preparação intensa e treinamentos extenuantes, exigindo também ausências do convívio familiar e por isso valorizo ainda mais essas medalhas. Cada salto foi uma batalha vencida, e o esforço conjunto da equipe foi recompensado, conquistando duas medalhas de bronze, incluindo uma inédita no segmento feminino na categoria absoluto geral", declarou a atleta.

Este resultado de toda a equipe destaca o Brasil no segmento e o torna um país respeitado no cenário internacional do paraquedismo. 

O Chefe de equipe da modalidade de paraquedismo da FAB, Capitão Especialista em Fotografia Rodrigo Gonçalves, compôs o Time Brasil masculino junto de mais cinco militares do EB e finalizaram a competição em sexto lugar na classificação geral.

Os três militares: Capitão Gonçalves, Sargento Cássia e Sargento Soraya fazem parte da Equipe de Salto Livre da FAB - Falcões. Vale ressaltar que os Falcões representarão a Força Aérea nos próximos campeonatos de paraquedismo nacionais e internacionais. Outra missão que a equipe realiza são saltos livres de demonstração em eventos militares e civis pelo Brasil.

 

Saiba mais

A equipe de Paraquedismo da FAB surgiu no ano de 1969 na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), situada em Guaratinguetá (SP), e levava o nome de “Boinas Azuis”. O Primeiro Campeonato das Forças Armadas foi no ano de 1977, na cidade de Casa Branca (SP). Em 1981, militares da FAB participaram pela primeira vez de uma competição do Conselho Internacional de Desporto Militar na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. A equipe passou a ser chamada de Falcões a partir de 2007 e sua sede foi transferida para a Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ).

As Provas

Precisão de Aterragem: o paraquedista realiza oito saltos de uma altura de 3.500 pés (1,07 km) e é necessário navegar seu paraquedas para pousar no colchão, que possui o prato eletrônico de 16 cm de diâmetro, com o alvo chamado "mosca" medindo 2 cm, vence o paraquedista que conquistar a menor pontuação.

Estilo: nesta prova o paraquedista salta de 7.000 pés (2,13 km) de altura, realizando em queda livre, no menor tempo possível, seis manobras pré-determinadas. Vence quem executar os movimentos mais rápidos de forma correta após cinco saltos.

Formação em Queda Livre (FQL): quatro atletas saltam de uma altura de 10.500 pés (3,2 km) e realizam a maior quantidade de figuras com o próprio corpo, estabelecidas por sorteio antes da prova acontecer. As figuras são filmadas por uma câmera e estes desenhos são contabilizados pelos árbitros. A equipe que executar o maior número de figuras dentro do tempo de 35 segundos em queda livre, consagra-se campeã. Essa sequência de saltos é realizada oito vezes.

Após os árbitros contabilizarem o somatório dos pontos das três provas, é divulgado a equipe campeã na classificação geral.

Fotos: Tenente Daniele Jacovetti / CDA

imagens/original/47621/0b1e4d86_0d06_424f_a169_e4652ce3b515.JPG
imagens/original/47621/727805a0_4101_404d_8666_bfe388bb159c.JPG
imagens/original/47621/b8fe1059_68f8_4623_adf6_2086e95f691d.JPG
imagens/original/47621/cda3.jpg