TODOS PELO SUL

Segundo Hospital de Campanha da FAB é instalado em Canoas (RS)

Pela primeira vez, a FAB instala dois HCAMP na mesma cidade. A previsão é de que os atendimentos na segunda unidade iniciem já na segunda-feira (20)
Publicada em: 18/05/2024 12:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Cap Emília

As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul causaram uma crise humanitária e trouxeram sérios desafios para a saúde pública nas regiões afetadas. Diante desse cenário, a Força Aérea Brasileira (FAB), que já atua com um Hospital de Campanha em Canoas (RS), levou mais uma estrutura para a localidade. A montagem da estrutura iniciou neste sábado e a previsão é de que os atendimentos iniciem já na segunda-feira (20).

Na sexta-feira (17), foi realizado o transporte aéreo da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para a Base Aérea de Canoas (BACO) de cerca de 10 módulos e diversos ambulatórios do novo Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, que será instalado na área da Associação de Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre, que fica próxima à entrada da BACO.

A missão de levar a estrutura e as equipes de saúde ficou sob responsabilidade do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo, que empregou uma aeronave KC-390 Millennium. 

Segundo HCAMP

De acordo com a Comandante do novo HCAMP, Major Médica Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, a segunda estrutura vai complementar as necessidades de atendimento de saúde básica a nível ambulatorial e de atenção primária na região. "Há muitos anos, participo do HCAMP, tanto em missões operacionais como de instrução. Mas as missões humanitárias, nas quais temos a possibilidade de atuar diretamente em situações de calamidade, como ocorre hoje no Rio Grande do Sul, são aquelas que mostramos que a FAB realmente está onde nosso Brasil precisar!", destacou.

Mais de 40 militares de diversas especialidades compõem o novo Hospital, como Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Ginecologia; Ortopedia, Odontologia; Radiologia; Psicologia; Serviço Social; Farmácia Bioquímica; Farmácia Hospitalar; Enfermagem; e Técnicos de enfermagem, de Laboratório, de Serviço Administrativo; além de Auxiliares Odontológicos e de Infraestrutura. Também serão ofertados exames de hemograma, glicose, ureia, creatinina, magnésio e cálcio, entre outros.

Pioneirismo

Pela primeira vez, a FAB instala dois Hospitais de Campanha na mesma cidade, demonstrando o compromisso em melhor acolher e atender às necessidades da região.

Também de forma inédita, no âmbito dos atendimentos ao público externo no HCAMP da FAB, será utilizado o equipamento de Telemedicina. O reforço nos atendimentos facilita as interconsultas e avaliações por diferentes especialistas sem a necessidade de remoção do paciente.

Ainda no contexto dos atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, é a primeira vez que a FAB dispõe de Psicólogos na estrutura de Hospital de Campanha. A especialidade é avaliada como extremamente importante no cenário de catástrofe, inclusive para militares e familiares que perderam suas casas.

O segundo HCAMP da FAB em Canoas atenderá ao público externo, em parceria com a rede de saúde local, e também interno, tendo em vista que a estrutura do Hospital de Aeronáutica de Canoas foi prejudicada pelas enchentes e precisou ser deslocada, já atuando com uma alta demanda de atendimentos em consequências das chuvas.

Saiba mais sobre os atendimentos do outro HCAMP da FAB, já instalado no estado: Hospital de Campanha da FAB inicia atendimentos em Canoas (RS).

Acompanhe a atuação da FAB 

Para acompanhar imagens de todas as ações da FAB na região, acesse as Mídias Sociais: Destaques do Instagram (necessário estar logado na sua conta) ou Shorts do Youtube. Lá estão sendo postados diariamente vídeos da atuação dos militares e meios da FAB.

Aqui você acompanha toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

Fotos: CECOMSAER / BAGL