TODOS PELO SUL

Hospital de Campanha da FAB inicia atendimentos em Canoas (RS)

A pediatria é uma das especialidades mais demandas no local
Publicada em: 11/05/2024 11:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Eniele
Edição: Cap Emília

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, neste sábado (11/05), os atendimentos no Hospital de Campanha (HCAMP) instalado ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças, na cidade de Canoas (RS). A estrutura conta com  tendas para atendimento nas especialidades de clínica  médica, ortopedia, cirurgia geral, emergência, pediatria, psicologia, ginecologia e obstetrícia.

Além disso, são realizados exames de raio-X, laboratoriais e, principalmente atendimentos de assistência social para apoio especial às vítimas das chuvas que assolam a região.

O Comandante do Hospital de Campanha em Canoas, Major Médico João Luiz Henrique da Silveira, relatou que as atividades do hospital são fundamentais diante da situação em que se encontra a população. "São mais de 50 militares trabalhando aqui todos os dias. O planejamento é que o Hospital Nossa Senhora das Graças faça a triagem dos pacientes e encaminhe para o HCAMP para que possamos dar todo o atendimento necessário. É um trabalho em conjunto com os órgãos de saúde do Rio Grande do Sul. Estamos aqui para ajudar e fazer o nosso melhor", disse.

A pediatria é uma das especialidades mais demandas no HCAMP. De acordo com a Major Médica Edna da Fonseca e Silva, a estrutura da ala de pediatria conta com leitos de estabilização, medicamentos para serem administrados via oral e injetáveis, além de leitos de suporte para pacientes mais graves que necessitam de monitorização e oxigênioterapia.

"Temos equipamentos necessários para atender crianças de nível verde, amarelo e graves. A ala de estabilização tem, ainda, materiais de hidratação, como copos lúdicos e ataduras que tragam alegria para os pequenos que estão passando por momentos difíceis. O que pudermos fazer, faremos", conta.

O Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira em Canoas terá atendimento todos os dias, sempre das 8h às 18h.

Veja como foi o transporte do HCAMP.

Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

Fotos: Sargento Lucas / CECOMSAER