GMAI

EMAER realiza reunião para discutir projetos estratégicos da FAB

Na ocasião, foram debatidos os Projetos F-39 Gripen e KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 22/05/2023 17:53
Imprimir
Fonte: EMAER
Edição: Agência Força Aérea

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), por meio da Sétima Subchefia, promoveu nos dias 17 e 18/05, a XV Reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI), referente aos Projetos F-39 Gripen e KC-390 Millennium.

O GMAI constitui-se em uma ferramenta de integração dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionando um melhor gerenciamento por parte do EMAER na implantação dos projetos em toda sua extensão e, ao mesmo tempo, otimizando a integração entre os diversos Órgãos de Direção Setorial (ODS) envolvidos.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini. Todos os ODS da FAB estiveram representados, o que significou mais de cinquenta stakeholders participantes da edição.

O dia 17 foi reservado ao F-39 Gripen. Além de todos os aspectos técnicos, logísticos e operacionais que envolvem a implantação da aeronave, houve destaque às obras de infraestrutura para apoiar a operação do novo vetor, em andamento na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

O Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, destacou o evento como uma oportunidade e ferramenta de atualização. “A reunião do GMAI é uma excelente ferramenta de governança para nossos projetos estratégicos, uma oportunidade única para nivelarmos conhecimento entre todos os atores envolvidos e nos anteciparmos aos problemas inerentes à implantação de sistemas complexos”, explicou.

Já no dia 18 de maio, os trabalhos foram dedicados à implantação na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e na Base Aérea do Galeão (BAGL), do maior projeto militar da indústria aeroespacial brasileira: o KC-390 Millennium. A recente certificação da aeronave em sua versão Full Operational Capability (FOC) representou importante conquista, confirmando que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave consegue realizar todas as missões para as quais foi projetada.

O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, falou sobre a importância da atividade. “Os debates que ocorrem durante a reunião do GMAI são muito valiosos para a COPAC, que gerencia os dois projetos, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo como um todo”, pontuou.

O Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, ressaltou que “a presença dos stakeholders é uma excelente oportunidade para mostrar os detalhamentos do planejamento logístico, bem como melhor entender as dificuldades dos operadores, visando ao progresso da implantação dos projetos na FAB”, concluiu.

O evento também contou com a presença de todos os Oficiais-Generais do efetivo do EMAER, além do Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.

Fotos: EMAER