EXCELSIOR 2023

HCAMP inicia jornada no Rio Negro para atendimento aos ribeirinhos da região

Ação Cívico-Social (ACISO) atenderá comunidades amazonenses até o inicio de junho
Publicada em: 22/05/2023 17:30
| Atualizada em: 27/05/2023 10:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Aviador Nunes

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (22/05), a cerimônia militar alusiva ao início do EXCELSIOR 2023 - Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional, em Manaus (AM). A solenidade marca a mobilização do Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) para o atendimento especializado em saúde às comunidades das margens do Rio Negro, nas localidades de Moura e Barcelos, no Amazonas.

A cerimônia foi presidida prelo Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, acompanhado do Subdiretor de Abastecimento da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) e Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, e contou com a presença do Diretor do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Coronel Médico Rodolfo José Seraphico de Souza Siqueira, e do Chefe do Destacamento de Apoio à COMARA de Manaus (DACO-MN), Tenente-Coronel Aviador Antônio Carlos Neves Trigueiro. 

“Hoje, temos a oportunidade de fortalecer nossas capacidades logísticas, de saúde e de intendência, as quais são fundamentais para o funcionamento de qualquer força militar. Reconhecemos que a assistência às comunidades ribeirinhas do norte do Brasil é de relevante importância, e nosso compromisso com o bem-estar de nossa população não se limita apenas aos nossos militares, mas se estende a todos os cidadãos. Nossa equipe envidará todos os esforços para oferecer cuidados médicos abrangentes, promovendo a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ao nosso aludido povo ribeirinho”, pontuou Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Almeida Junior.

A Ação Cívico-Social (ACISO) conta com 51 militares da área da saúde, além de mais de 50 militares da Intendência, e das áreas operacional e de segurança e defesa envolvidos no transporte, logística e operação das balsas e prestação de serviços na região.

“Esse é o maior comboio, em extensão, já transportado. São aproximadamente 146 metros de comprimento, com 1000 toneladas deslocadas”, disse o chefe do DACO-MN, Tenente-Coronel Aviador Trigueiro.

Para a Comandante do Hospital de Campanha, Major Médica Carla Isabel dos Santos Silvestre, é um desafio estar a frente de uma operação tão importante. “A dedicação e o espírito de corpo de nossa equipe do HCAMP nos motivam a cumprirmos nossa missão que é levar a saúde onde for necessário,” disse. 

O Exercício também vai contar com o EMA, que é o Escalão Móvel de Apoio, uma estrutura que é ativada quando há iminência de alguma operação. “O EMA é importante para a manutenção e conservação do moral da tropa. As atividades desenvolvidas são essenciais para o cumprimento da missão, uma vez que essas atividades de logística aumentam o desempenho do efetivo apoiado,” declarou o Chefe do EMA, Major Intendente Rafael Freitas de Lima.

Assista aqui ao vídeo.

Fotos: Sargentos Figueira e Neris / CECOMSAER

imagens/original/45529/0d87b237_86ce_4752_8532_435ef20002b5.jpeg