OPERAÇÃO YANOMAMI

Operação Yanomami atinge a marca de 200 indígenas transportados

Comando Operacional Conjunto Amazônia atua também em evacuações aeromédicas
Publicada em: 29/03/2023 11:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Coronel Pinheiro
Edição: Agência Força Aérea

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmd Op Cj Amz), responsável, entre outros, pelo apoio aéreo logístico à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde, atingiu a expressiva marca de 200 indígenas transportados por meio de suas aeronaves desde o início da Operação Yanomami, em 30 de janeiro de 2023.

Até o momento, foram evacuados, por meio aéreo, 112 indígenas da região de Surucucu e Auaris para Boa Vista (RR). Em complemento, 89 indígenas regressaram às suas aldeias (Ixaloipu, Mathutwe, Onkiola, Korunau, entre outras), em aeronaves do Cmd Op Cj Amz, após a melhora de suas condições de saúde.

Ao realizar o transporte aéreo de indígenas para a capital de Roraima e posterior tratamento de saúde no Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP) e na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI), a Operação Yanomami visa a contribuir de forma significativa para a higidez da população indígena.

Apoio aéreo

Com a finalidade de transportar suprimentos, equipes de resgate e ajuda médica para regiões remotas e de difícil acesso, aeronaves da Força Aérea Brasileira, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil são utilizadas nas operações de ajuda humanitária.

O H-36 Caracal, o H-60 Black Hawk e o C-98 Caravan, da FAB; o UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil; e o HM-2 Black Hawk, do Exército Brasileiro, são algumas das aeronaves que fazem parte do Cmdo Op Cj Amz e que foram utilizadas para o transporte de pacientes indígenas.

 

Fotos: CECOMSAER

Assunto(s): ,