CELEBRAÇÃO

ECEMAR comemora 77º aniversário

O eventou contou com a presença de autoridades militares e ex-instrutores da ECEMAR
Publicada em: 29/03/2023 11:41
Imprimir
Fonte: ECEMAR, por Coronel Schenk
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) completou 77 anos em 19/03, e para celebrar a ocasião, ocorreram diversas atividades, incluindo premiações a militares que servem na Organização Militar (OM).

No dia 20/03, foi realizada cerimônia que homenageou Graduados, Praças e Civis com o prêmio Destaque ECEMAR 2022. Essa premiação visa reconhecer membros do efetivo por sua dedicação ao trabalho, profissionalismo, assiduidade e elevado grau de companheirismo e criatividade no desempenho de suas funções.

A Sargento Especialista em Desenho Ana Beatriz Daudt e o Soldado Especialista em Administração Michel Rocha de Souza foram premiados. O Sargento Taifeiro Reiverton Jhonata de Sá Vieira foi agraciado com a Medalha Militar de Bronze.

Em suas palavras, o Comandante da ECEMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, agradeceu o esforço dos homenageados e do efetivo. "Todos os êxitos dos cursos e estágios realizados ao longo desse ano foram possíveis graças ao incansável empenho do corpo docente, instrutores e professores da ECEMAR, apoiados por todos os demais membros de seu efetivo,” afirmou.

Em 22/03, ocorreu o tradicional Encontro de Instrutores, que reuniu professores e instrutores, da ativa e veteranos, que participaram como integrantes do Corpo Docente da ECEMAR ao longo de sua história. Nessa cerimônia, que contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares e do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, foram apresentados os novos Instrutores da ECEMAR, que receberam das mãos do Tenente-Brigadeiro Baptista o distintivo da nova função.

O Tenente-Brigadeiro Reis e o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos foram homenageados pela ECEMAR com a admissão na Ordem de Athena, na condição de Athenas Honorários, pela contribuição em prol das melhorias estruturais da ECEMAR, especialmente no tocante aos recursos humanos e materiais, o que proporcionou para a instituição o aprimoramento dos seus cursos, com a orientação especializada para o aperfeiçoamento dos processos e práticas acadêmicas.

Os Ex-Comandantes da ECEMAR presentes ao evento, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Rodrigues Dias, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, e o Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, receberam das mãos do Comandante da Organização Militar (OM) e do futuro Comandante já designado, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, uma homenagem em reconhecimento à dedicação que tiveram durante seus comandos na Escola.

O Comandante da ECEMAR ainda proferiu uma palestra sobre as atividades atuais da Escola, seus desafios para cumprir a missão e as demandas da Força Aérea Brasileira (FAB) para capacitar os Oficiais Superiores ao preparo e ao emprego do Componente Militar do Poder Aeroespacial, por meio de cursos e estágios de altos estudos militares. Ao final, foi apresentado um vídeo homenageando o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, instrutor mais longevo presente, com uma mensagem de incentivo aos instrutores.

Sobre a ECEMAR

A ECEMAR é a escola de pós-formação do Comando da Aeronáutica destinada a aperfeiçoar e preparar os Oficiais Superiores para a condução da Força Aérea Brasileira. Estabelecida, inicialmente, em 1946, começou a funcionar com os seus cursos ainda na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1947 mudou-se para a sede própria na Rua das Laranjeiras e, posteriormente, em 1953, passou a funcionar na Ilha do Governador, até que, em 1985, foi inaugurada a atual sede, no lendário Campo dos Afonsos. Desde a sua criação, até o ano de 2022, inclusive, a Escola formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 10.107 Oficiais Superiores, sendo 389 Oficiais de Nações Amigas.

Fotos: Suboficial Fonseca e Soldado Mascarenhas / ECEMAR