ENSINO

UNIFA realiza abertura do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais

A certificação possui como área de concentração o “Poder Aeroespacial e Pensamento Político-Estratégico Contemporâneo”
Publicada em: 23/03/2023 10:18
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenentes Pollyana e Eliana
Edição: Agência Força Aérea, por Asp Monica Lopes - Revisão: Capitão Alcoforado

Os alunos da turma de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) participaram, no dia 20/03, da aula de Abertura dos Cursos de Doutorado e de Mestrado Profissionais do Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ).

O evento ocorreu presencialmente e registrou a participação do Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, e do Pró-Reitor de Administração, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, além dos coordenadores e representantes dos Programas de Pós-Graduação da Secretaria Acadêmica e dos Corpos docente e discente da Universidade.

A aula reuniu os 37 novos alunos, sendo 14 no doutorado e 23 no mestrado em Ciências Aeroespaciais. O Major-Brigadeiro Avellar afirmou que: "As pesquisas que serão desenvolvidas nos cursos de Pós-Graduação ministrados na UNIFA são, sem dúvida, de grande relevância e estão alinhadas com os anseios do Comando da Aeronáutica". Nesse sentido, o Comandante ressaltou ainda a importância de dados, informações, conhecimento e inteligência como elementos indispensáveis ao processo de tomada de decisão tanto em âmbito profissional quanto acadêmico.

O PPGCA, desde o seu reconhecimento em 2012 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), já formou 109 mestres. O Programa possui como área de concentração o “Poder Aeroespacial e Pensamento Político-Estratégico Contemporâneo”, que visa o desenvolvimento de estudos de Ciência Política e de Relações Internacionais, indispensáveis à interpretação e à compreensão de fatores internos e externos, capazes de influenciar o preparo e o emprego do Poder Aeroespacial Brasileiro.

Fotos: Tenente Pollyana / UNIFA