CAMPANHA SOLIDÁRIA

OABR realiza Campanha de Arrecadação de Fardamento

Os uniformes arrecadados foram entregues ao projeto Mãos do Bem
Publicada em: 21/03/2023 13:00
Imprimir
Fonte: OABR, por Tenente Raquel
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

Dedicada ao Plano de Logística Sustentável e visando às causas sociais, a Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR) promove, durante os meses de fevereiro e março, a Campanha de Arrecadação de Fardamentos.

A Campanha, que já está em sua terceira edição, visa arrecadar fardamentos que não são mais utilizados pelos militares e destinar à descaracterização e transformação em roupas e acessórios para comunidades carentes. Com isso, os fardamentos que seriam incinerados são reaproveitados, buscando a consciência ecológica e social.

Os uniformes arrecadados são entregues ao projeto “Mãos do Bem”, que fica responsável pela separação das peças, lavagem, transformação por meio de corte e costura, envio e entrega a projetos sociais que assistem comunidades carentes em 22 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal (DF). Todo o processo conta com a ajuda de, em média, 110 integrantes, que possuem as mais diversas tarefas, desde a logística até corte, costura e bordado.

Em visita à casa da fundadora do projeto, a senhora Jessemine Duarte, a OABR pôde acompanhar uma parte do trabalho executado com as peças doadas. Um espaço no quintal de sua casa foi adaptado e dedicado ao ateliê do projeto.

A Fundadora conta que o projeto, inicialmente, previa apenas auxiliar equipes de saúde durante o auge da pandemia da COVID-19, produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Comprei um rolo de 100 metros de TNT e comecei a cortar na tesoura o EPI. Postei num grupo de rede social, que viralizou e, em três meses, doamos mais de 18 mil itens. Quando as coisas normalizaram eu ia encerrar, mas as pessoas me pediam para continuarmos, pois muitas haviam saído de quadros depressivos profundos no período”, conta. Ela fala ainda que foi a partir daí que então o Projeto iniciou a confecção de enxovais e distribuição de kits de higiene para assistentes sociais que acompanhavam famílias carentes nos hospitais do Distrito Federal.

A ideia de transformar o fardamento em vestidos infantis, no modelo trapézio, veio de uma das integrantes, senhora Joseli: o esposo, Sargento aposentado do Exército Brasileiro (EB), deixava de usar as peças que apresentavam colarinho puído. Para não descartar indevidamente, Joseli reaproveitava as peças no projeto “Mãos do Bem”, alterando a forma padrão, onde o corpo do uniforme se transformou em vestido e as mangas em saias infantis. Desde então, o projeto cresce e se expande. Os uniformes ganham novas formas: bolsas bordadas, macacões e vestidos.

A Diretora da OABR, Coronel Valeska Costa de Gusmão Hungria, relatou que ajudar o projeto Mãos do Bem é uma atividade muito positiva. "Com a iniciativa é possível beneficiar muitas pessoas, desde os militares, que conseguem dar uma destinação útil aos uniformes que já não são mais utilizados, até as pessoas presenteadas com as roupas transformadas, recebendo também o carinho dispensado na confecção e na doação das peças", contou. 

A Campanha segue até o dia 31/03. As doações das fardas podem ser realizadas junto à Secretaria da Direção na OABR.

Clique aqui e confira a distribuição das últimas roupas produzidas pelo Projeto Mãos do Bem. 

Fotos: OABR

Assunto(s): ,