AJUDA HUMANITÁRIA

Fardas doadas pela FAB transformam-se em roupas para crianças Yanomami

Com o apoio da Base Aérea de Anápolis (BAAN), Associação Mãos do Bem produz mais de 150 peças e enviam para Boa Vista, em Roraima
Publicada em: 15/03/2023 21:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Asp Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR), entregou para a comunidade indígena Yanomami, em Boa Vista (RR), mais de 150 peças infantis que foram produzidas a partir de fardas doadas por militares da FAB ao Projeto Social Mãos do Bem, localizado em Brasília (DF).

O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, destacou a importância do apoio disponibilizado. “Essa doação reforça o nosso compromisso em promover ações que contribuem com a sociedade. Nossa arrecadação de fardamentos, feita todos os anos, juntamente com o “Projeto Mãos do Bem”, entrega um pouco de conforto a essas pessoas que passam por dificuldades em algum momento da vida! Assim como tem sido com a comunidade Yanomami. Seguiremos atuantes na operacionalização destas ações sociais”, completou.

A iniciativa foi da Coronel Dentista Maria Elizabeth Medeiros, que trouxe o projeto para a FAB e hoje conta com o apoio da OABR, ordenada pela Tenente-Coronel Dentista Renata de Andrade e Tenente Dentista Raquel Leandro Guimarães São Félix. Atualmente, a responsável pela associação é a senhora Jessemine Duarte.

Na Base Aérea de Anápolis, a parceria contou com a iniciativa da Assessoria de Serviço Social, que realiza arrecadação na BAAN desde fevereiro de 2022, quando foram mais de 700 peças de uniformes e mais de 35 pares de sapatos entregues ao Projeto. Em 2023, o Instituto Mãos do Bem enviou à BAAN mais de 460 roupas infantis confeccionadas. 

Para a Comandante do Grupo de Serviços de Base, Tenente-Coronel Intendente Juliana Bustamante Porto, é muito satisfatório participar de uma ação como essa. “Ficamos muito honrados em apoiar esta ação solidária, desenvolvida pela BAAN em parceria com a instituição “Mãos do bem”. Esse tipo de iniciativa conscientiza a sociedade, diminui os impactos causados ao meio ambiente, incentiva o consumo consciente e valoriza o trabalho dos cidadãos envolvidos na produção. Vale ressaltar que as roupas doadas para os povos Yanomami são uniformes militares que seriam incinerados e, com a parceria com a Instituição Mãos do bem, foram customizados e doados. A ação visa beneficiar famílias em situações de vulnerabilidade e risco social,” afirmou.

Atualmente, encontram-se disponíveis na BAAN mais de 300 itens infantis e kits maternidade para doação às famílias de militares que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

O que é o Projeto Mãos do Bem

O Mãos do Bem é um projeto social sem recurso social e fins lucrativos, nem vínculo político. É composto por voluntárias do Distrito Federal que contam com a doação de roupas em geral, tecidos e itens para costura e recursos gerados com Bazares Beneficentes por meio de doações. São aproximadamente 110 voluntárias que costuram e descaracterizam as fardas em suas próprias residências. Essas voluntárias cortam cerca de 300 metros de tecidos ao dia. O objetivo principal é assistir projetos sociais em todo o Brasil, fornecendo roupas e kits infantis para a população carente.

Fonte: BAAN / OABR

Fotos: CECOMSAER / BAAN / Mãos do Bem

imagens/original/45162/1_(10).jpeg
imagens/original/45162/1_(21).jpeg
imagens/original/45162/1_(24).jpeg
imagens/original/45162/1_(25).jpeg
imagens/original/45162/1_(26).jpeg
imagens/original/45162/1_(6).jpeg
imagens/original/45162/1_(9).jpeg