PARCERIA

FAB e CVM firmam acordo focado em Educação Financeira

Programa de incentivo oferece cursos EAD gratuitos
Publicada em: 17/03/2023 13:16
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Tenente Paraguassu
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), irá implementar, neste ano, o “Programa Bem-Estar Financeiro” com o intuito de aprimorar o atual Programa de Educação Financeira do Comando da Aeronáutica (COMAER), o PEF. O acordo possui, inicialmente, duração de dois anos e tem como objetivo alcançar todos os militares da ativa, veteranos, servidores civis e pensionistas, além de seus dependentes, e colaborar para uma maior qualidade de vida.        

Destinado a profissionais de todas as áreas, o “Programa Bem-Estar Financeiro” fornecerá aos indivíduos conceitos, práticas e ferramentas que lhes ajudarão a transmitir o conhecimento adquirido, de forma leve e de acordo com a realidade de cada grupo de militares, conforme seu posto ou graduação e servidores civis. Dessa forma, os interessados em participar do Programa de Educação Financeira da Aeronáutica irão aprender, com exemplos reais, a planejar, controlar e organizar melhor suas vidas financeiras.

Para alcançar esse objetivo, o programa da CVM é organizado de forma modular e aborda seis temas: bem-estar financeiro; crédito e endividamento; controle financeiro; tranquilidade financeira e objetivos de vida; comportamento financeiro; e introdução aos investimentos. 

De acordo com as características e prioridades identificadas no público-alvo, a realização do curso pode se adaptar, tanto no que se refere aos módulos incluídos, quanto em relação à organização e carga horária.

“O PEF é muito mais do que só aprender a cortar gastos, economizar e juntar dinheiro. É uma ferramenta de autoconhecimento e de identificação de prioridades para manter o equilíbrio. Ter uma base financeira sólida é importante para alcançar os objetivos que você julga importantes para viver melhor. É nesse sentido que oferecemos essa oportunidade aos nossos militares e servidores civis, pois quando se está endividado tendemos a ficar vulneráveis. Com o acesso à educação financeira, temos a oportunidade real de superar o endividamento e, consequentemente, melhorar a condição econômica da família e o bem-estar de todos”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, Comandante-Geral do Pessoal.

As aulas são em ambiente EAD e cada tema é estruturado em uma etapa expositiva e outra prática. Na parte expositiva, em ambiente autoinstrucional a CVM apresenta os principais conceitos e exemplos sobre o assunto. Na prática, os interessados em adquirir o conhecimento, militares voluntários de diversos postos e graduações, são convidados a refletir sobre os conceitos estudados, por meio de estudo de caso e dinâmicas de grupo.

Após a formação, os elos serão os responsáveis pela divulgação dentro das Organizações Militares do COMAER, por meio das comissões locais existentes, e terão apoio dos materiais fornecidos durante o curso.

O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, em suas palavras sobre o programa, afirmou que:  "O dinheiro é mais que um meio de realização de sonhos. É algo que, se bem usado, proporciona liberdade. O entendimento incorreto de sua utilização pode transformá-lo em um causador de angústia e de problemas. A vida financeira, não apenas dos militares, mas de muitos brasileiros, tem passado por grandes desafios nos últimos anos, como aumento do endividamento, a diminuição do acesso a recursos básicos, entre outros, e impactam em todas as áreas da vida, inclusive no trabalho. Por isso, cabe a nós auxiliarmos nossos militares, da ativa ou veteranos, servidores civis e seus dependentes da melhor forma possível, para uma melhor qualidade de vida”.

A Comissão de Valores Mobiliários é uma autarquia, vinculada ao Ministério da Economia, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

"Esperamos que o acordo de cooperação apoie objetivos de políticas públicas, em especial, no que diz respeito a aspectos de educação e inclusão financeira, além do fomento à inovação e promoção do desenvolvimento sustentável. O convênio vai abranger ações voltadas, principalmente, para a educação financeira de militares e servidores civis do COMAER e as atividades desenvolvidas podem contribuir para o aprimoramento da eficiência e efetividade das políticas, principalmente nas áreas de educação, incluindo informação e orientação ao investidor", disse o presidente da CVM João Pedro Nascimento.

 

Fotos: DIRAP