OPERAÇÃO YANOMAMI

Ministra da Saúde visita Hospital de Campanha da FAB em Boa Vista (RR)

Durante a visita, que ocorreu nessa quarta-feira (01/03), a Ministra destacou a importância do trabalho feito pelos profissionais de saúde da Aeronáutica
Publicada em: 02/03/2023 14:58
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

A Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade Lima, acompanhada do Comandante do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, visitou na tarde dessa quarta-feira (01/03), a Casa de Saúde Indígena (CASAI) e o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (HCAMP), em Boa Vista (RR).

Durante a visita ao Hospital de Campanha, a Ministra destacou a importância do trabalho feito pelos profissionais de saúde da FAB, na Operação Yanomami. “Faço esse registro especial à Aeronáutica que montou o Hospital de Campanha. O papel da equipe de saúde da FAB tem sido fundamental para salvar vidas", salientou.

Segundo o Comandante do HCAMP, Major Médico Felipe Figueiredo, o hospital é formado por uma equipe especializada em clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, pediatria, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em enfermagem. “Os profissionais seguem uma rotina de atendimento às crianças e adultos que chegam ao local com quadro de desnutrição, pneumonia, parasitose intestinal, malária, doença de pele, dentre outras”, disse.

O Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, ressaltou a contribuição das Forças Armadas na operação. “A presença do Hospital de Campanha está sendo muito importante para desafogar a CASAI. Essa parceria tem sido fundamental. Nossa intenção é poder levar hospitais de campanha para todos os territórios do povo Yanomami”, finalizou.

Hospital de Campanha

O HCAMP da FAB chegou, no dia 01/03, nos 1655 atendimentos a indígenas desde o início da sua inauguração em Boa Vista, na Casa de Saúde Indígena (CASAI). A saúde dos indígenas tem evoluído de forma satisfatória, sem registros maiores de transferências para hospitais da capital.

CASAI

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 1.801/2015, a Casa de Saúde Indígena é o estabelecimento responsável pelo apoio, acolhimento e assistência aos indígenas direcionados aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua principal missão está relacionada ao exercício da gestão da saúde indígena, no sentido de proteger, promover e recuperar a saúde dos povos indígenas, bem como orientar o desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde indígena.

Fotos: Tenente Flávia Rocha/ CECOMSAER 

Vídeo: Sargento André Souza / CECOMSAER