AJUDA LITORAL PAULISTA

FAB transporta doações para população atingida pelas chuvas em SP

Foram 21 toneladas de produtos arrecadados em parceria com associações e empresas privadas
Publicada em: 01/03/2023 21:54
Imprimir
Fonte: IV COMAR, por Tenente Mayara e Aspirante Brenda
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Força Aérea Brasileira (SP) transportou, nos dias 24 e 28 de fevereiro, doações para a população afetada pelas fortes chuvas e desmoronamentos em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo (SP).

Foram mais de 21 toneladas de produtos arrecadados em parceria com associações e empresas privadas, entre eles: água, alimentos, vestuário, equipamentos de proteção individual (EPI), itens de higiene e alimentos para animais domésticos.

As Unidades Militares responsáveis pela distribuição foram: o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Base Aérea de São Paulo (BASP), Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP) e Grupamento de Segurança e Defesa de São Paulo (GSD-SP), em colaboração com o Centro Integrado de Operações Aéreas de Multimissão (CIOPAM),  com a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) e o Instituto Sociocultural Brasil-China (IbraChina).

A ação do dia 24 transportou 15 toneladas de doações, por meio de dois caminhões do GAP-SP. Já no dia 28, foram entregues seis toneladas de material arrecadado.

O Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa, Comandante da BASP, destacou a importância do apoio da FAB nessa missão: “as Coordenações junto com a Defesa Civil nos levaram a priorizar as doações de materiais de aplicação imediata, e conseguimos abastecer três caminhões do GSD-SP com seis toneladas de mantimentos. As viaturas oficiais possuem a vantagem de conseguir acessar locais com mais rapidez e chegar a locais onde os veículos civis não conseguem."

As doações transportadas foram entregues às autoridades portuárias da região e à Defesa Civil, que realizaram a separação e encaminharam os itens para os pontos de distribuição, que estão atendendo aos moradores da região afetados pela tragédia

O Sargento Patrick Cardozo Pena, do IV COMAR, relatou como foi a operação. “Iniciamos com o abastecimento dos veículos com as doações, em dois pontos distintos da capital, e seguimos com o transporte do material para o litoral. Pela rodovia já pudemos ver os deslizamentos provocados pela chuva. O percurso foi maior devido às interdições da via para chegar até as áreas mais atingidas. Retornamos para São Paulo com a consciência de dever cumprido e satisfação por poder levar a ajuda aos moradores de São Sebastião que tanto precisam neste momento.”

 

Fotos: Cabo Zancanaro/ IV COMAR

imagens/original/45089/11.jpg
imagens/original/45089/14.JPG
imagens/original/45089/Litoral_50.JPG