OPERAÇÃO YANOMAMI

Cmdo Op Cj Amz apoia transporte de indígenas no retorno à Terra Yanomami

Cerca de 40 indígenas, entre crianças e adultos, afetados pela crise sanitária registrada junto às populações em Terra Yanomami embarcaram no H-60L Black Hawk, da FAB
Publicada em: 21/02/2023 12:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

Atendendo à solicitação do Ministério da Saúde, em prover o apoio de transporte dos indígenas em alta médica do Polo de Surucucu, em Roraima (RR), para sua aldeia de residência, que o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) empregou, durante a segunda-feira (20/02) de Carnaval, seus meios para o cumprimento da missão.

Mais de 40 indígenas, entre crianças e adultos, afetados pela crise sanitária registrada junto às populações em Terra Yanomami embarcaram no helicóptero H-60L Black Hawk, pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) - Esquadrão Hárpia, da Força Aérea Brasileira (FAB). O vetor de asas rotativas tem sido empregado, na Operação Escudo Yanomami 2023, de forma intensa em razão de suas características de voo por decolar e pousar em locais de difícil acesso, realidade da região Amazônica. 

Do Polo Base de Surucucu, que abriga o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF), do Exército Brasileiro, os indígenas já em condições estáveis de saúde, que apresentavam quadros de desnutrição, verminose, malária, diarreia, pneumonia e outras doenças que foram atendidos por profissionais do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB e da Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista (RR), embarcaram na aeronave, que seguiu destino para as aldeias de Wathoú, Aracaça, Xitei/Tirei, Yaritobi, Minaú e Xereu.

O Comandante do Cmdo Op Cj Amz, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, ressaltou a importância da missão, que foi de apoio do Ministério da Saúde, mas especialmente pela situação de retornar às aldeias, com indígenas em melhores condições de saúde. “Esta é uma missão muito gratificante, por retornar os indígenas às suas aldeias. Além disso, mantemos o foco na missão, em duas premissas básicas da Operação Yanomami, que são as ajudas humanitárias e o combate ao garimpo ilegal com ações específicas de controle do espaço aéreo e, também, apoio a Policiai Federal e Ibama, órgãos do governo responsáveis pela parte de Polícia Judiciária e Administrativa dentro dessa Operação”, explica.

Apoio do Cmdo Op Cj Amz à rede de saúde

O representante do Centro de Operações Emergenciais (COE) – Yanomami em Boa Vista, Hernane Santos, explica a importância do cumprimento da missão, com apoio do Cmdo Op Cj Amz na Operação Yanomami. “É fundamental o envolvimento de todos os atores nas ações emergenciais, pois o intuito é garantir a melhor qualidade da atenção à saúde dos povos indígenas”, finaliza ele, explicando que o Ministério da Saúde e SESAI também contam com aeronaves contratadas para remoção dos indígenas.

Operação Yanomami

Publicado em 20 de janeiro de 2023, o Decreto nº 11.384 instituiu o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. Em 30 de janeiro de 2023, foi publicado o Decreto nº 11.405, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami a serem adotadas por órgãos da administração federal, com atuação dos Ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Assistência Social, da Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas.

Em 3 de fevereiro de 2023, por meio da Portaria GM-MD nº 710, foi aprovada a Diretriz Ministerial que orienta o apoio das Forças Armadas para as ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no Território Yanomami. O documento ativou o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) para atuar na área do estado de Roraima e na porção do estado do Amazonas.

A atuação das Forças Armadas é composta por militares do Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (MB) e Força Aérea Brasileira (FAB), realizando missões de lançamento e distribuição de cestas básicas; envio de suprimentos para reconstrução da pista do Aeródromo de Surucucu (RR); Evacuações Aeromédicas (EVAM) para atendimento no Hospital de Campanha (HCAMP); controle e fiscalização do espaço aéreo com a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA); fornecimento de dados de inteligência; e transporte aéreo logístico das equipes da Polícia Federal, do Ibama e dos demais órgãos e entidades da administração pública federal que participam diretamente da neutralização de aeronaves e de equipamentos relacionados com a mineração ilegal.

Estão em atuação, para atendimento às demandas, as aeronaves A-29, E-99, R-99, C-98 Caravan, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, da FAB; o HM-2 e HM-4 do EB; e o UH-15 Super Cougar da MB.

Assista aqui ao vídeo.

Acompanhe outras informações em:
Site: www.fab.mil.br
Twitter: https://twitter.com/fab_oficial
Instagram: https://instagram.com/fab_oficial
Youtube: https://www.youtube.com/portalfab
Flickr: https://www.flickr.com/photos/portalfab/albums/72177720305841807

Foto e Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

imagens/original/45061/SURUCUCU11.jpeg
imagens/original/45061/Surucucu_(1).JPG
imagens/original/45061/Surucucu_(3).jpeg
imagens/original/45061/Surucucu_(4).jpeg