GESTÃO

SEFA promove reunião dos gestores do Comando da Aeronáutica

Encontro ocorreu de 28 de novembro a 02 de dezembro em Pirassununga (SP)
Publicada em: 15/12/2022 11:35
Imprimir
Fonte: SEFA
Edição: Agência Força Aérea

A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) promoveu, no período de 28 de novembro a 02 de dezembro, nas dependências da Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) um encontro com todos os gestores das áreas administrativa, contábil, financeira e econômica do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O objetivo do evento foi o de avaliar e acompanhar os resultados obtidos no ano de 2022, relacionados aos processos definidos nas Ações Estratégicas da SEFA, além de propiciar instruções e orientações quanto à gestão sistêmica dos assuntos sob sua área de competência. “Vivenciamos dias intensos e proveitosos. Os assuntos abordados foram imprescindíveis para que os Gestores, ali presentes, possam retornar às suas OM com uma visão ampla e precisa sobre Gerenciamento Sistêmico, visando a aplicabilidade eficiente em seus processos. Foi, também, uma oportunidade para que os Diretores e Subdiretores da DIRAD e da DIREF estivessem reunidos e, assim avaliar, com a participação de todos os envolvidos de forma presencial, os resultados alcançados no ano de 2022”, destacou o Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.

O evento, dividido em duas fases, contou com a participação, em sua primeira etapa, das Organizações que compõem a estrutura da SEFA. Em um segundo momento, Unidades Gestoras Executoras (UGE) da FAB, subordinadas aos demais Órgãos de Direção Setorial, incorporaram-se à reunião, o que permitiu a completa interação sistêmica entre os Órgãos Centrais e seus respectivos Elos.

Fizeram-se presentes, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Neubert; o Vice-Secretário da SEFA, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva; o atual Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra; o Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; Diretor de Administração da Aeronáutica indicado, Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca; o Subdiretor de Abastecimento, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior; o Subdiretor de Pagamento de Pessoal, Brigadeiro Intendente Alcides Roberto Nunes; o Subdiretor de Contratos e Convênios, Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; o Subdiretor de Contabilidade, Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes; o Subdiretor de Apoio Administrativo, Brigadeiro Intendente Mauro Roma Cardoso de Barros, além dos Chefes de Grupamentos de Apoio (GAP), Prefeitos e Comandantes do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), da Base de Recepção de Veteranos (BREVET) e da Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS).

A reunião contou, ainda, com a presença do Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; do Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres; do Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães; e do Subdiretor dos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho, que abordaram, muito oportunamente, temas de suas respectivas áreas de atuação. Por fim, integrando o somatório de quase noventa militares participantes, estiveram presentes os(as) Chefes das Divisões Administrativas das Organizações Militares da FAB e os(as) Comandantes dos Grupos de Serviços de Base (GSB) das Bases Aéreas, que são Elos dos Sistemas.

Durante a semana, a Academia da Força Aérea, por intermédio de seu Comandante, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, convidou os oficiais e graduados que participaram do Encontro para a formatura diária no Corpo de Cadetes da Aeronáutica.  Mais conhecida como “Paradão”, a cerimônia presidida pelo Secretário da SEFA, teve seu rito alterado para prestar justa homenagem aos Major-Brigadeiro Intendente Aurélio e Major-Brigadeiro Intendente Marra, que passarão para a Reserva Remunerada após mais de 40 anos de dedicação à Intendência da Aeronáutica.

Houve, também, um jantar institucional no refeitório dos Oficiais da AFA, com a participação dos Cadetes Intendentes, o que permitiu uma espetacular interação entre os Oficiais Intendentes e àqueles jovens Cadetes.

Por fim, registrou-se um fato histórico e possivelmente pioneiro. Na reunião de gestores, participaram quatro Majores-Brigadeiros Intendentes da Ativa: Major-Brigadeiro Intendente Aurélio, Major-Brigadeiro Intendente Marra, Major-Brigadeiro Intendente Falconiere e Major-Brigadeiro Intendente Fonseca. Tal acontecimento, certamente, acrescentou à ocasião um brilhantismo que jamais será esquecido por aqueles que o presenciaram, além de ficar gravado nas páginas de acontecimentos históricos da Força Aérea Brasileira.

Assunto(s): , , ,