BASE INDUSTRIAL DE DEFESA

FAB participa da 7ª edição da Mostra BID Brasil

Evento ocorre de 6 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)
Publicada em: 08/12/2022 08:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, a 7ª Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa – é realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). No evento, as maiores empresas da indústria de defesa nacional apresentam o que há de mais inovador quando o assunto é defesa e segurança.

A abertura do evento foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que frisou a relevância do tema para o cenário nacional e global. "Cientes que Defesa é um dever de todos, o Ministério empreende todo o esforço para estimular essa temática nos âmbitos governamental, acadêmico e empresarial”, pontuou.

Na abertura, também participaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cesar Alvim; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; Oficiais-Generais das Forças Armadas brasileiras e estrangeiras, dentre outras autoridades.

Após visita aos estandes da feira, o Comandante da Aeronáutica comentou sobre a evolução da indústria nacional de defesa e a relação com a Força Aérea Brasileira (FAB). “A FAB desde sempre na sua história, mormente após os anos de 1980, teve em seus programas e em seus equipamentos a exigência de que fossem incluídas as empresas nacionais através de programas nacionais e de Offset. E, 40 anos depois, podemos presenciar na sétima edição da BID uma grande quantidade de empresas relacionadas ao setor de defesa, muitas delas imprescindíveis para o cumprimento da missão da FAB. Isso nos dá um sentimento de missão cumprida”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Chefe do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coronel Aviador Manuel Antonio de La Sagra Fagundes Pérez, destacou sobre a participação da Força Aérea Brasileira na Mostra. “É muito importante para a FAB estar nesse evento pois é uma oportunidade para conhecer o que está sendo desenvolvido na indústria nacional, as várias tecnologias e produtos e, assim, buscar a sua aplicação nos vários projetos que desenvolvemos também na Força Aérea”, disse.

No estande da Força Aérea Brasileira, os visitantes podem conhecer alguns dos Projetos Estratégicos da FAB e visitar também a réplica do novo vetor de caça, o F-39 Gripen.

Sobre o evento
A Mostra BID Brasil é um dos mais importantes eventos do segmento de defesa e segurança do país. Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), com apoio da Apex-Brasil, o evento reúne os maiores players do mercado e promove uma agenda de negócios, networking e é marcado por constantes inovações tecnológicas. Em sua última edição, reuniu mais de 3.000 pessoas e contou com 80 expositores e 38 apoiadores institucionais, entre eles o Governo Federal e as Forças Armadas. Neste ano, a mostra conta com a ampliação da estrutura, com uma estimativa de crescimento de 70% com a abertura de mais uma ala dedicada aos expositores. 

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria

Fotos: Sargento P.Silva / CECOMSAER

Imagens de vídeo: Sargento André Souza / CECOMSAER

Edição do vídeo: Sargento Rayanne de Souza / CECOMSAER

imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(1).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(10).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(14).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(15).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(17).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(19).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(2).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(22).jpeg
imagens/original/44804/BID_BRASIL_SGT_P_SILVA_(7).jpeg