PASSAGEM DE COMANDO

DECEA realiza passagem de comando

O Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini passou o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi
Publicada em: 11/12/2022 15:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Na última sexta-feira, dia 9/12, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a cerimônia militar de transmissão de cargo de Diretor-Geral do Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini ao Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

Para a cerimônia, o efetivo do DECEA entrou em forma, representando os mais de 13 mil militares e civis responsáveis por prover a fluidez da navegação aérea. Também estavam presentes todos os Comandantes das Organizações Militares subordinadas ao DECEA, como forma de prestar as devidas homenagens à Organização Militar.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini agradeceu ao Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, pela oportunidade de ter aprendido, um pouco mais, sobre a importante atividade que o DECEA desempenha para o Brasil. O Tenente-Brigadeiro Fiorentini  também recepcionou o, agora, Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

“Caro amigo Barbacovi, os desafios são imensos, mas tenha certeza que nunca estará sozinho – assim como eu nunca estive – pois, aos poucos, conhecerá homens e mulheres comprometidos, dedicados e com extrema vontade de fazer bem feito. Tenho certeza que, junto com essa equipe, fará um comando exitoso”, disse.

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi, ao assumir o cargo de Diretor-Geral do DECEA, exaltou a importância desta Organização Militar no serviço de tráfego no espaço aéreo de soberania do Brasil. “O DECEA é uma organização importantíssima para o Brasil e, ao assumir o cargo, o meu sentimento é de orgulho. Após 43 anos de serviço dedicado à Força Aérea, encontro-me em um novo e prazeroso desafio de gerenciar uma unidade com tamanha importância não apenas nacional, como internacional”, ressaltou.

Presidindo a cerimônia, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior, destacou o trabalho realizado pelo Brigadeiro Fiorentini ao longo dos 2 anos à frente do DECEA. “Você conseguiu materializar exatamente aquilo que, por meio de orientações e da minha diretriz de comando, determinei ao DECEA. Externo aqui, o quão foi gratificante notar a fluidez em suas ações, o alinhamento de suas ideias e a plena conformidade às minhas diretrizes, que foram completamente interpretadas, aceitas e implementadas dentre de uma das mais importantes Organizações de nosso Comando”, ressaltou.

Ao cumprimentar o Tenente-Brigadeiro Barbacovi por sua ascensão ao cargo, o Comandante da FAB desejou sucesso e que ele siga em frente com prudência, temperança, justiça e fortaleza. “Estou convicto de que sua competência profissional, aliada à sua capacidade gerencial e abnegação para o trabalho, irão guiar seus passos neste nobre desafio à frente do DECEA, que abrange a continuidade do desenvolvimento e do aperfeiçoamento do Sistema de Controle do Tráfego Aéreo da FAB”, salientou o Oficial-General que, também, deu-lhe boas vindas ao Rio de Janeiro “Desejo dias muitos felizes em meio aos cartões postais da Cidade Maravilhosa”, completou.

A solenidade militar contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e ex-diretor do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; do Ex-Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez; do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic e demais Oficiais do Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (MB) e da FAB. Além de familiares e autoridades civis e militares.

Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi é natural de Canoas, Rio Grande do Sul. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1° de março de 1980. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1986 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2022. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira e ainda: bacharel em ciências aeronáuticas com habilitação em aviação militar; cursos de altos estudos de política e estratégia; e graduação plena em educação física.

Possui mais de 3.500 horas de voo em 12 tipos de aeronaves, sendo 2.000 horas na aviação de caça. Possui, ainda, 24 condecorações nacionais. É casado com a senhora Léa Maria Cavaleiro Barbacovi e tem dois filhos, Lucas e Piero.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo

O DECEA, órgão gestor do Sistema de Controle do Tráfego Aéreo da Força Aérea Brasileira, desempenha um relevante papel, evidenciado pelas constantes avaliações positivas de órgãos como a Organização da Aviação Civil Internacional e a Associação Internacional de Transporte Aéreo. Esses resultados coadunam com a visão do Departamento de ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo.

 

Fotos: Sargento Müller/ Cecomsaer. 

Vídeo: Sargento Neris / Cecomsaer e Marcelo Alves/ DECEA.