TREINAMENTO

Academia da Força Aérea celebra término do Estágio Básico na Aeronave T-27M

Após mais de 10 mil horas voadas, a turma concluiu o curso mais extenso dos últimos anos
Publicada em: 03/12/2022 18:20
Imprimir
Fonte: AFA, por Capitão Aviador Freitas
Edição: Agência Força Aérea

Após empenho e dedicação de todos os setores da Academia da Força Aérea (AFA), em especial do efetivo do Grupo Logístico (GLOG) e dos Instrutores de Voo, em conjunto com o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) ao longo do ano, os Cadetes do Quadro de Aviação do 4º Esquadrão, Turma Anúbis, concluíram os voos de instrução na aeronave T27M, operada pelo 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA). De forma a simbolizar e marcar o término do Curso, foi feita uma foto com todos os Instrutores, Cadetes Aviação e mantenedores do GLOG em frente ao histórico Lago do Lachê.

O Comandante da Academia, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou acerca do momento. “Foram longas e intensas horas de treinamento, de formação e de fortalecimento de valores, que jamais deverão ser esquecidas. Este momento é motivo de agradecimento a todos os setores da AFA, aos mantenedores do GLOG, ao Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) e à Força Aérea Brasileira, que trabalharam de modo hercúleo para que chegássemos neste dia e o eternizássemos com esta foto. Nós concluímos o curso dentro do prazo e cumprimos a missão, de modo que todos pudessem garantir, a partir do Aspirantado, suas férias juntos aos seus familiares. Tenho certeza de que serão entregues para a Força Aérea, Oficiais Aviadores melhores preparados após a implantação da aeronave T-27M”, destacou.

Após mais de 10 mil horas voadas, a turma concluiu o curso mais extenso dos últimos anos. A bordo da aeronave T-27M e com vistas a extrair todas as capacidades dos novos sistemas embarcados, o curso teve um caráter inovador. “Houve acréscimo de diversas missões de navegação por instrumentos, voos solo de navegação visual, bem como foi implementado um novo conceito de instrução glass cockpit nas demais fases”, disse o Comandante do 1º EIA, Major Aviador Guilherme Gonçalves Herculian.

Por fim, o Cadete Aviador Matheus Niel Moroni, do 4° Esquadrão, demonstrou toda sua satisfação com o objetivo atingido. “Ter a oportunidade de finalizar o curso no T-27M é algo único. Saber que, pelo esforço e dedicação de todos os instrutores, mecânicos, companheiros de Turma, família e amigos, pude realizar um sonho. Para alguns, quatro anos de formação, para outros, sete, mas a emoção e a gratidão são as mesmas ao dar mais um passo para nos tornarmos Oficiais da FAB”, finalizou.

A Turma Anúbis é a primeira turma de Cadetes formada após a implantação do T-27M na instrução aérea da AFA.

Fotos:  S H. Pereira / AFA