EVENTO INTERNACIONAL

FAB sedia importante evento internacional da OACI

O evento ocorreu em Salvador (BA), no período de 14 a 18 de novembro
Publicada em: 25/11/2022 13:01
Imprimir
Fonte: ASCOM DECEA, por Telma Penteado e Daniel Marinho
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Lopes

A Força Aérea Brasileira (FAB) sediou a 20ª edição da Reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para o Caribe e América do Sul (GREPECAS), a 12ª Reunião do Grupo Regional de Segurança Operacional da Aviação para a Região Pan-Americana (RASG-PA) e a 2ª Reunião Conjunta GREPECAS–RASG-PA. O objetivo do encontro, que promoveu as três reuniões, de 14 a 18 de novembro, foi propiciar o debate, o intercâmbio de informações e o compartilhamento das novas soluções na área da aviação civil.

Realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), o ensejo reuniu autoridades e especialistas de organizações reguladoras, organizações prestadoras de serviços de navegação aérea e da indústria aeronáutica de países de todo o continente americano, entre os quais: o Secretário-Geral da OACI, Juan Carlos Salazar Gómez; o Presidente do GREPECAS, Hector Porcella; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Diretor Regional da OACI para América do Norte, América Central e Caribe (OACI NACC), Melvin Cintron; e os Presidentes do RASG-PA, Javier Vanegas e Wagner Souza.

Conduzido pelo Diretor Regional da OACI na América do Sul, Fábio Rabbani, a 20ª reunião do GREPECAS promoveu a exposição de informações relacionadas à evolução da navegação aérea, bem como ao estudo de soluções para a gestão harmonizada e sustentável da circulação aérea nas Américas. “Trabalhamos muito com o apoio de todas as autoridades. Temos grupos estabelecidos que apoiam o uso dos dados e da inteligência para a Segurança em prol das ações que tomamos e buscamos assegurar que juntos possamos gerar produtos para o nosso setor. Estamos cada vez mais fortes e mais úteis para nossa sociedade”, declarou Rabbani.

Realizada regularmente desde 1991, a edição deste ano do GREPECAS abordou, entre outros assuntos, a relevância do uso de equipamentos de alta tecnologia, a segurança das operações aéreas, o gerenciamento do tráfego dos veículos aéreos não tripulados (drones) e a importância da utilização de softwares reconhecidos pela indústria aeronáutica pelos prestadores de serviços de navegação aérea. O evento ainda contou com a eleição do Presidente e Vice-Presidente do GREPECAS, agora, respectivamente, o Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro e Engenheiro Orlando Nevot Gonzalez.

Segurança Operacional da Aviação

Na ocasião, também foram realizadas a 12ª Reunião Plenária RASG-PA e a Reunião Conjunta RASG-PA / GREPECAS. Desde 2008, o RASG-PA integra esforços para estabelecer atividades cooperativas que reduzam encargos e viabilizam a entrega de aprimoramentos mensuráveis na área de segurança operacional da região pan-americana. A missão do grupo, que reúne 35 países das Américas do Sul, Central e do Norte, além de 14 territórios ultramarinos caribenhos, é reduzir o risco de fatalidade na aviação comercial, garantindo a priorização e implementação de iniciativas de segurança orientadas por dados na região por meio do envolvimento ativo de todas as partes interessadas da aviação civil.

O evento, que teve como apoiadoras as empresas Atech, Embraer, Frequentis, IACIT, Saipher e SITA, foi aberto também por Rabbani, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância de reunirem-se presencialmente depois da pandemia. “Cada assunto aqui tratado tem um significado importante. Nestes últimos anos, em especial em 2021, não tivemos nenhuma ocorrência fatal na região CAR/SAM (Caribe e América do Sul) com voos regulares e aeronaves de grande porte. Para nós, isso é muito relevante, é parte do foco principal que temos em nossos grupos de trabalho, especialmente em nosso grupo regional para segurança operacional”, comentou o Diretor Regional.

O Tenente-Brigadeiro Fiorentini mencionou a relevância do trabalho conjunto, as tratativas da recente Assembleia da OACI e os contínuos trabalhos em níveis global e regional. “Agradecemos a confiança da OACI em ter o Brasil como anfitrião. Esperamos poder fornecer todas as condições para que o trabalho dos senhores e das senhoras possa ser plenamente realizado e que possamos sair daqui com novas medidas tomadas de maneira colaborativa para prevenir novos acidentes”, declarou o Diretor-Geral do DECEA.

Na audiência, também estiveram presentes autoridades, especialistas, profissionais e representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO), Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea (IFALPA), Comitê Regional CAR/SAM de Prevenção do Perigo Aviário e Fauna (CARSAMPAF), Boeing, CESNA, Aireon e do DECEA.

Célula de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade da Força Aérea Brasileira subordinada ao DECEA, montou uma célula operacional especialmente para o evento. A estrutura dispôs de computadores integrados, alimentados por enlace de dados e por um link da rede interna da FAB, viabilizando o monitoramento, em tempo real, de todo o movimento aéreo nacional.

A célula do CGNA disponibilizou todas as etapas do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), desde a intenção de um plano de voo até o acompanhamento de todas as informações relacionadas à navegação aérea em tempo real. A inserção de dados nos dashboards (painéis de controle de tarefas) e o compartilhamento de informações regionais foi amplamente estimulado pelas autoridades, que enfatizaram os benefícios globais deste intercâmbio de experiências e conhecimento para a segurança operacional nas Américas.

Fotos: Fábio Maciel / DECEA

Assunto(s): ,