HOMENAGEM

Cidade italiana homenageia piloto da FAB que atuou na Segunda Guerra

Prefeitura de Pianoro, na Itália, homenageou o o Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça
Publicada em: 18/11/2022 20:00
Imprimir
Fonte: EMAER
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Prefeitura da cidade italiana de Pianoro realizou, no dia 09/11, uma cerimônia para homenagear o Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça, abatido em combate durante a Segunda Guerra Mundial.

Estiveram presentes a Prefeita da Cidade, Franca Filippini; o Adido do Exército do Brasil na Itália, Coronel Infantaria Sérgio Alexandre de Oliveira; o Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália e Eslovênia, Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani; dentre diversas outras personalidades civis e militares, além de professores e alunos da escola primária Diana Sabbi.

Na ocasião, foram realizados o hasteamento das Bandeiras do Brasil e da Itália e a deposição das coroas de flores, além de executado o toque de silêncio em homenagem ao sacrifício do jovem piloto. Em suas palavras, o Coronel Pietrani lembrou da bravura dos integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça durante a Segunda Guerra Mundial, e enalteceu os valores que forjaram esses heróis. “Agradeço à Senhora Franca Filippini pela manutenção da memória de guerra e pelo fortalecimento da histórica relação de amizade entre o Brasil e a Itália” disse o Oficial.

Por fim, os alunos proporcionaram um momento de emoção ao público, quando realizaram individualmente, a leitura de pequenas mensagens de agradecimentos ao Tenente Cordeiro, pela sua coragem e sacrifício, na luta pela liberdade.

Fotos: Aditância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e Eslovênia