ANIVERSÁRIO

III COMAR celebra seus 81 anos de criação

Organização Militar comemorou aniversário no Pátio do Complexo Santos Dumont (RJ)
Publicada em: 08/11/2022 20:00
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Tenente Luana Oliveira

O Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) celebrou seu octogésimo primeiro aniversário no Pátio do Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A solenidade, que aconteceu no dia 04/11, contou com homenagens, entrega de títulos e descerramento de placas. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, recebido pelo Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior.

Em suas palavras, o Major-Brigadeiro Madureira destacou a importância da Organização e dos profissionais que nela trabalham diariamente: “Evolução é a palavra-chave. Devemos, cada vez mais, seguir o exemplo de nossos antecessores e prosseguir preservando os valores da nossa instituição. Na data de hoje, o III COMAR dedica suas homenagens ao seu fator humano representado aqui pelos homens e mulheres que mantêm o mais elevado grau de comprometimento, espírito de corpo e companheirismo e neste dia cerram fileiras e enaltecem ainda mais esta cerimônia”, discursou o Oficial-General.

O efetivo do III COMAR e o Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro integraram a tropa, comandada pelo Tenente-Coronel Aviador Ivaldeci Hipólito de Medeiros Neto. Ex-comandantes do III COMAR, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro e autoridades civis e militares prestigiaram a solenidade.

Honras

Na solenidade, foram os títulos de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e a Medalha Mérito Militar. A condecoração tem a finalidade de distinguir civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea. Já a Medalha Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

Na véspera do evento, o efetivo do III COMAR ainda participou do descerramento das placas de Graduado-Padrão e Praça-Padrão, que homenageou a Suboficial Jussara Ferreira Pereira e o Soldado Davi Baptista Coutinho. Os militares se destacaram por seu comprometimento com o trabalho, iniciativa, apresentação pessoal, liderança e espírito de corpo demonstrados em 2022.

Sobre o III COMAR

O aniversário da Organização Militar ocorreu no dia 25 de outubro. Ativada em 1941, em um cenário da Segunda Guerra Mundial, nove meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, a chamada 3ª Zona Aérea era sediada no Campo dos Afonsos. Com o desenvolvimento da Força Aérea Brasileira, sua localização, subordinação e nomenclatura passaram por diversas modificações.

Hoje, o III COMAR tem como missão ser referência regional do Comando da Aeronáutica e supervisionar os processos finalísticos e os processos de gestão e suporte afetos aos meios de Força Aérea sediados, deslocados ou em trânsito em sua área de responsabilidade (estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).

Fotos: Perez - DECEA / Sargento Carla Fernandes - III COMAR

 

imagens/original/44657/20221107_152556.jpg
imagens/original/44657/LPZ_3375.jpg
imagens/original/44657/LPZ_3418.jpg