DATA COMEMORATIVA

Organizações Militares da FAB comemoram o Dia do Aviador e o Dia da FAB

Celebrações ocorreram durante a Semana da Asa
Publicada em: 29/10/2022 18:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Um dos maiores feitos de Alberto Santos-Dumont: o voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle entrou para a história. E, fez com que a data se tornasse fundamental para a aviação militar brasileira, na qual se comemora o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira.

Para celebrar data, Organizações Militares (OM) realizaram cerimônias militares. Na área operacional da Base Aérea de Manaus (BAMN), o Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e as organizações jurisdicionadas comemoraram com solenidade militar, que foi presidida pelo Comandante do VII COMAR Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, acompanhado do Comandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Brigadeiro do Ar Raul Carlos Câmara Borges, e por autoridades da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Na ocasião, foram distribuídas 10 medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

Já o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), presidida pelo Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. A solenidade foi marcada pela imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 24 agraciados. 

A cerimônia também contou com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e demais Oficiais-Generais das Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos, além de autoridades civis e representantes de empresas parceiras.

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) celebrou a data com a realização da solenidade militar, com imposição da OMA, a militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW).

Entre os dias 15 a 21 de outubro, a semana contou com a realização de diversos eventos. Tais como o tradicional Baile do Aviador, que contou com a presença de autoridades militares, civis e personalidades da sociedade. Foi realizada ainda a celebração inter-religiosa, que contou com a presença do efetivo da Guarnição, reunidos em um momento de fé e gratidão. Houve também o Concerto Sinfônico da Banda de Música da EEAR, no Centro de Treinamento de Especialistas da Aeronáutica (CTE), que reuniu aproximadamente 1.500 pessoas, dentre alunos especialistas, militares e seus familiares, bem como autoridades militares e civis de Guaratinguetá. Por fim, foi realizada a solenidade militar com a imposição da “Ordem do Mérito Aeronáutico” a quatro Oficiais integrantes da GUARNAE-GW. 

A Banda de Música da Base Aérea de Anápolis (BAAN), “Asas do Cerrado” realizou uma apresentação musical alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.  O evento, que foi realizado no Teatro Municipal de Anápolis, contou com a presença do Comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro, General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, que foi recebido pelo Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite. Também estiveram presentes algumas autoridades civis e militares da cidade de Anápolis, comandantes de Grupo e das Organizações Militares da região.   

Com um repertório variado, sob a regência do maestro Tenente Músico Carlos Kleiton Silva Santos, foram executadas obras nacionais como: "Aquarela do Brasil", "Concerto para Uma Voz", "Djavan in Concert", músicas do repertório sertanejo, interpretadas pelo Cabo Huéder Silva Soa, além de obras internacionais.

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada na cidade de Pirassununga (SP), realizou a formatura militar alusiva à data. Acompanhado de autoridades civis e militares, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, presidiu o evento com a presença de mais de 500 pessoas e procedeu a imposição das medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico .

A Base Aérea de Boa Vista (BABV) realizou a cerimônia no pátio da bandeira e foi presidida pelo Tenente-Coronel Aviador Murilo Grassi Salvatti, Comandante do Grupo Operacional. Durante a Solenidade foi cantado o hino dos Aviadores.

No Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), a cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e prestigiada por outras autoridades militares e civis. Durante a cerimônia, sete militares entre Oficiais, Graduados e alunos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF), foram agraciados com a Ordem do Mérito Aeronáutico . O Diretor Interino do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, recebeu a condecoraçãono Grau Oficial e falou sobre a importância da medalha “Sinto-me muito honrado e agradecido. É um reconhecimento da FAB, por todo o meu esforço e dedicação ao longo desses anos”, disse.

Entrega da OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham se destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.