DATA COMEMORATIVA

Engenharia da Aeronáutica comemora 80 anos

A data é alusiva ao aniversário de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do então Centro Técnico Aeroespacial
Publicada em: 28/10/2022 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Engenharia da Aeronáutica comemora 80 anos de criação. Uma história que se confunde com a da própria Força Aérea Brasileira (FAB). Em 1942, um ano após a criação do Ministério da Aeronáutica, surge a Diretoria de Obras, primeira unidade responsável por centralizar a gestão das atividades de engenharia.

E foi no ano seguinte, que um Tenente-Coronel Aviador e Engenheiro foi aos Estados Unidos conhecer o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT, e surgiu daí, um sonho visionário que, por meio da Academia, impulsionaria a Força Aérea em direção ao futuro. Estava fomentado na mente daquele que veio a tornar-se o Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), que nasceu poucos anos depois, em 1950, com a criação do ITA, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, e, em sequência, todo o complexo aeroespacial que hoje compõe o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O visionário abriu as portas para a incorporação de incontáveis profissionais da área que atuam na FAB, homenageados em 28 de outubro, data de nascimento do Marechal, quando também é celebrado o Dia da Engenharia da Aeronáutica.

Na Instituição, o engenheiro realiza atividades nos mais distintos segmentos, como Engenharia Civil, Aeronáutica, Aeroespacial, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Cartográfica, de Infraestrutura, de Agrimensura, Cartografia, de Computação, de Telecomunicações, entre outras. O ingresso na Instituição ocorre por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por concurso para o Quadro de Oficiais Engenheiros (QOENG) e, por processo seletivo, para o Quadro de Oficiais Convocados (QOCON).

No ano em que se comemora seu octogésimo aniversário, a Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) passa por mudanças organizacionais relevantes, em congruência com a Diretriz de Comando do Comandante da Aeronáutica e com vistas a uma Força Aérea que, em duas décadas, será uma Instituição centenária. Essa Organização possui na base de seu efetivo pessoal militar com formação em engenharia, nas especialidades de infraestrutura aeroportuária, civil, elétrica, mecânica, cartográfica, de agrimensura e ambiental.

“É uma honra estar à frente de uma Organização com um corpo de engenheiros altamente competentes, que contribuem para o crescimento da Força Aérea, permitindo uma base sólida para a operação dos nossos novos vetores, bem como para o funcionamento de toda a estrutura física que suporta um ambiente adequado para o efetivo da FAB. Parabéns aos engenheiros de ontem e de hoje, que a cada dia trazem o valor da inovação para a nossa Instituição”, destacou o Diretor da DIRINFRA, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães.

Destaca-se, ainda, que a DIRINFRA não é a única Organização Militar do COMAER a possuir engenheiros em sua composição. No âmbito do COMGAP e de suas Organizações subordinadas,  DIRMAB, DTI, COMARA e CELOG, há profissionais das mais diversas especialidades: com engenheiros mecânicos, de computação, civis e eletricistas.

DECEA e DCTA também possuem engenheiros em seu efetivo, assim como em suas Organizações Militares subordinadas.

Quer saber mais sobre a atuação do Engenheiro na FAB? Clique aqui e confira a entrevista com o Capitão Engenheiro André Fernando de Castro da Silva, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA.

Fotos: FAB