INSTITUCIONAL

EMAER celebra seu 81º aniversário de criação

A cerimônia militar, realizada no dia 24/10, foi marcada por homenagens
Publicada em: 28/10/2022 15:38
Imprimir
Fonte: EMAER, por Tenente Aline
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Uma solenidade realizada em Brasília (DF), na segunda-feira (24/10), marcou a comemoração dos 81 anos de criação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Estiveram presentes, também, os membros do Alto-Comando da Aeronáutica; os Oficiais-Generais do Estado-Maior da Aeronáutica; e o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da EMBRAER, Rafael Gustavo Fassina Marques; além de representantes do efetivo do EMAER.

A leitura da Ordem do Dia alusiva à data foi realizada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. O Tenente-Brigadeiro Damasceno rememorou a história e destacou a atuação da Organização. “Ao completar 81 anos de existência, o EMAER celebra todos os feitos e acontecimentos que moldaram a sua essência, e segue buscando sempre novos caminhos que nos conduzam, em contínua e perene marcha, rumo aos objetivos para a qual esta Organização foi criada, procurando sempre adaptar-se às atuais circunstâncias e cumprir sua missão institucional”, discursou.

O Estado-Maior da Aeronáutica foi criado pelo Decreto-Lei Nº 3.730, de 18 de outubro de 1941. Alinhado às demandas estratégicas da Força Aérea Brasileira, compete ao EMAER estudar e propor soluções que garantam a constante evolução da instituição e a manutenção de um alto nível de preparo, prontidão e capacidade combativa da FAB.

Homenagens

Durante a cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica foi agraciado com a Medalha “Legião ao Mérito Confraternidade Aérea Interamericana”, do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), no grau “Grão Cruz”.

Também ocorreu a Imposição da Medalha Militar a seis integrantes do EMAER. A honraria, criada pelo Decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo, após 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.

Ainda como parte das comemorações, foram homenageados o Graduado, Praça e Servidor Civil que se destacaram em 2022. O Sargento Victor Hudson Russel da Costa; o Soldado Juliander Jackson Pereira Martins; e a Servidora Civil Geórgia Carla Gomes Araújo Moura foram escolhidos pelo elevado desempenho, competência e dedicação apresentados no desempenho de suas funções.

O descerramento na galeria de fotos do Graduado, Praça e Servidor Civil, localizada no Salão Nobre da Organização Militar, ocorreu no dia 18/10, em uma cerimônia presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, ocasião em que foram entregues os certificados ao agraciados.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Assunto(s): ,