EVENTO

Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica promove Encontro Nacional de Infraestrutura

Evento teve o objetivo de promover a troca de experiências, atualização e capacitação dos profissionais, além de discutir boas práticas na condução dos processos normatizados e supervisionados pela Diretoria
Publicada em: 26/10/2022 19:22
Imprimir
Fonte: COMGAP, por Capitão Flávio Augusto
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) promoveu, entre os dias 17 e 20 de outubro, o V Encontro Nacional de Infraestrutura (V ENINFRA). O evento, realizado no Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA), em Guarulhos (SP), teve o objetivo de promover a troca de experiências, atualização e capacitação dos profissionais, além de discutir boas práticas na condução dos processos normatizados e supervisionados pela Organização.

Com o tema “80 anos de Progresso e Inovação”, a semana de palestras e minicursos marcou a comemoração dos 80 anos da Diretoria e o Dia da Engenharia da Aeronáutica, celebrado em 28 de outubro. O encontro reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre Oficiais, Graduados e Civis que atuam nos Sistemas de Engenharia (SISENG), de Patrimônio (SISPAT), de Contraincêndio (SISCON) e de Gestão Ambiental (SISGA).

Estiveram presentes também militares dos sete Destacamentos de Infraestrutura da Aeronáutica (DTINFRA), do Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica (CEPE), do Grupamento de Acompanhamento e Controle de Infraestrutura de Anápolis (GAC INFRA-AN), além de integrantes de outras Organizações Militares da FAB, como a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR),  Academia da Força Aérea (AFA), Base Aérea de Salvador (BASV), Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Palestras

A solenidade de abertura, no dia 17 de outubro, foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que ressaltou a importância do Sistema de Engenharia, bem como da otimização dos processos e priorização das demandas para melhor uso dos recursos disponíveis. “Tenho certeza que a troca de experiências fortalecerá ainda mais esse Sistema e favorecerá as decisões dos líderes e Diretores que atuam na Infraestrutura”, disse o Oficial-General.

O resgate da história da extinta Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG), foi o tema da palestra do ex-Diretor da Instituição, Major-Brigadeiro Engenheiro Roberto Oliveira de Carvalho.  A apresentação trouxe relatos desde a criação da Diretoria de Obras, passando por diversos ciclos da extinta Organização até a criação da atual Diretoria de Infraestrutura e da unificação dos elos subordinados, por meio da estrutura dos DTINFRA. O ex-Diretor foi homenageado pelo seu filho, Chefe do DTINFRA-NT, Coronel Engenheiro Roberto Gonçalves de Carvalho.

Ao longo da semana, foram ministradas diversas palestras, tanto sobre temas internos à FAB e normas aprovadas pela DIRINFRA, como oficinas e minicursos em áreas temáticas, ligadas à aplicação técnica de engenharia civil, elétrica, orçamentos, gestão ambiental e também sobre relacionamento interpessoal.

Um destaque do V ENINFRA foi a presença do Auditor do Tribunal de Contas da União, Francisco Sérgio Maia Alves, engenheiro do ITA - Turma 1997, que tratou da Nova Lei de Licitações e seu impacto na contratação e fiscalização de obras públicas. O ciclo de palestras foi encerrado pela Senhora Roberta Ribas, da empresa IUNIC Creating Understanding, que falou sobre perfil comportamental DISC e deixou uma reflexão sobre os perfis individuais e como podemos potencializar as equipes por meio do seu entendimento.

Na sequência, o Diretor da DIRINFRA, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, fez uma explanação sobre o “Futuro da DIRINFRA” e, com base na Identidade Institucional, propôs uma dinâmica em que a audiência pôde se dividir em grupos e apresentar proposições a serem desenvolvidas pela Diretoria nos próximos anos para o alcance da Visão da Organização. “Para pavimentarmos nossa caminhada devemos estabelecer uma gestão focada nos dados, tornando o processo de tomada de decisão mais assertivo”, pontuou o Oficial-General.

No encerramento do V ENINFRA, o Major-Brigadeiro Cesar agradeceu o cuidado com cada detalhe e o comprometimento de todos que participaram da organização do evento, bem como destacou a importância do conteúdo discutido durante a semana de palestras, principalmente para a normatização e padronização dos Sistemas sob responsabilidade da Diretoria. O Diretor concluiu suas palavras com uma citação do Papa João Paulo II. “‘Acreditar na família é construir o futuro’. Eu acredito na Família DIRINFRA”, acrescentou.

Texto: Major Janine

Fotos: Soldado Jesus Alves (BASP); Marcos Carraro / ENINFRA

Assunto(s): , ,