INSTITUCIONAL

ITA retifica edital e possibilita inclusão de candidatos com deficiência física

Com a mudança, o período de inscrição inicia na próxima segunda-feira (19/09) e segue até o dia 27 de setembro
Publicada em: 16/09/2022 10:07
Imprimir
Fonte: ITA
Edição: Agência Força Aérea

A retificação do edital do Concurso de Admissão ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2023 será publicada na próxima segunda-feira (19/09), no Diário Oficial da União. De forma pioneira, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer a oportunidade dos jovens brasileiros, notáveis na esfera do conhecimento científico e que poderiam ser eliminados do certame devido às condições de saúde, de terem acesso à formação única e de alto nível proporcionada pelo ITA, por meio da reabertura das inscrições ao Concurso desse ano.

A mudança visa possibilitar ao candidato não optante à carreira militar, que for reprovado na fase de Inspeção de Saúde do Concurso, solicitar ao Comandante da Aeronáutica, isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Os requerentes deverão, obrigatoriamente, ser avaliados por uma Equipe Multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado, de forma individualizada, de maneira que não decorra incompatibilidade para o desempenho das atividades escolares do ITA.

Assim, em caráter excepcional, as inscrições serão reabertas a partir da próxima segunda-feira (19/09) e seguirão até o dia 27 de setembro. Qualquer candidato que cumprir os requisitos previstos no item 3.1 do Edital, poderá se inscrever nessa nova fase. O candidato poderá, ainda, por meio do site (www.vestibular.ita.br), solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Para que todos os candidatos ao Concurso tenham direito de colher os benefícios da mudança do edital, será dada a oportunidade de o candidato já inscrito no concurso, dentro do período de inscrições que ocorreu de 01 de junho a 22 de julho de 2022, caso tenha interesse, solicitar a alteração da escolha pelo tipo de vaga (optante ou não optante ao Quadro de Oficiais Engenheiros - QOEng). Essa solicitação será feita por meio de requerimento, que deverá ser enviado pelo correio eletrônico [email protected], até o dia 27 de setembro de 2022, conforme descrito no item 3.2.2.1 do Edital.

Nesse contexto, o ITA pretende possibilitar a inclusão de Pessoas com Deficiência nos Cursos de Graduação de Engenharia, desde que o candidato atenda aos requisitos previstos no Edital retificado, a ser publicado no dia 19 de setembro de 2022. “Essas mudanças são um marco para o ITA, que está permanentemente imbuído do esforço de acompanhar as evoluções em nossa sociedade, com o intuito de promover um ensino superior de alto nível no país, da forma mais abrangente dentro de nossas possibilidades”, afirma o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

As alterações são embasadas nas legislações que constituem o Amparo Normativo descrito no Edital.

Fotos: ITA