BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Organizações da FAB participam do Bicentenário da Independência

Cerimônias cívico-militares aconteceram em diversas cidades
Publicada em: 10/09/2022 19:01
Imprimir
Fonte: CDA, DECEA, III COMAR, BASM, EEAR, AFA e IV COMAR
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Organizações Militares ligadas à Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, na quarta-feira (07/09), de cerimônias alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Um grupamento formado por militares do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), todos da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), participaram do desfile cívico-militar da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Estiveram presentes 38 atletas das modalidades de Judô, Atletismo, Taekwondo, Maratonas Aquáticas, Basquete, Tiro com Arco, Paraquedismo e Tiro Esportivo.

A Atleta Olímpica do Lançamento de Dardo, Sargento Laila Ferrer da Silva, não escondeu sua emoção em participar do desfile. “Nunca imaginei que um dia poderia estar ali, em um desfile militar, na Esplanada, passando no meio de tantas pessoas aplaudindo, falando campeões, gritando Vai Brasil! Foi uma enorme emoção fazer parte desse momento histórico do nosso país e representar a Força Aérea e os atletas brasileiros”, comentou.

Na parte da tarde foi a vez da FAB participar do desfile no Rio de Janeiro (RJ), com apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Equipe de Salto Livre da Força Aérea Brasileira, os "Falcões". O Coronel Aviador Ricardo Miguel da Conceição, integrante da Equipe Falcões e Coordenador-Geral do Salto realizado no evento, do efetivo da CDA, falou da satisfação e a emoção de participar do evento. "Foi a demonstração aérea mais emocionante de que já participei na FAB, e foi um privilégio atuar como Coordenador dos saltos realizados pelos Falcões. Cumprimos a missão com extremo profissionalismo, competência e vibração", disse.

A Esquadrilha da Fumaça, com suas sete aeronaves, arrancou aplausos com duas demonstrações repletas de manobras, como Split, Cruzamento Duplo, looping em leque e coração. Os pilotos coloriram o céu de Copacabana com as cores do Brasil.

No palanque das Forças Armadas estiveram presentes autoridades da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), nas figuras do  Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini e do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior. 

Também, em comemoração à data, a tropa da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), de Forças Auxiliares, alunos da Rede Pública Municipal e Estadual, além de diversas instituições civis, participaram do desfile cívico-militar na cidade de Guaratinguetá (SP). O início do evento foi marcado pelo hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Estado de São Paulo e da estância Turística de Guaratinguetá, realizado pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, pelo Prefeito de Guaratinguetá, Marcus Augustin Soliva e pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Arilson dos Santos.

“Ser o comandante da tropa da EEAR, no desfile cívico-militar da Independência, é uma honra ímpar, ainda mais no ano em que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil”, comentou o Comandante do Corpo de Alunos da EEAR, Coronel Aviador Marcus Vinícuis Venâncio da Penha.

“Sempre sonhei fazer algo tão grandioso e significativo para nosso país. É muito gratificante ouvir belas palavras, os aplausos e notar o encanto nos olhos de cada uma das pessoas que assistiam ao desfile. O sentimento que fica é de orgulho e missão cumprida por desfilar em comemoração aos 200 anos da Independência da nossa pátria”, disse emocionada a Aluna Letícia Juliana César Prado, do Curso de Formação de Sargentos da EEAR, sobre o desfile.

Já a Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM), desfilou ao som do Hino dos Aviadores, executado pela Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria (BASM). A cerimônia foi abrilhantada com o sobrevoo de aeronaves de unidades operacionais da Força Aérea Brasileira – um H-60 Black Hawk e um A-1M. A novidade deste ano foi o desfile de um Grupamento de cerca de 30 veteranos da BASM, entre Graduados e Oficiais. “Foi uma oportunidade de contato entre gerações e nós veteranos nos sentimos honrados por essa lembrança e essa oportunidade”, concluiu o Tenente-Coronel Santos, que comandou o Grupamento.

O Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) participou das comemorações na cidade de São Paulo (SP). A FAB marcou presença com o Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), além da tropa com Grupamentos armado, feminino, de aeronavegantes, especialistas e de infantaria da Aeronáutica, totalizando mais de 900 militares. 

O Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima, destacou que o desfile de 7 de setembro em São Paulo é um evento valorizado pela população paulista e um dos de maior destaque no Brasil. "Neste ano, em que comemoramos 200 anos da Independência, o desfile se reveste de importância ainda maior, reforçando valores tão caros ao povo brasileiro, com o patriotismo e nosso sentimento de união”, disse.

Cerca de 350 militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) participaram, na capital mineira, do desfile cívico-militar do 7 de Setembro, tradicionalmente realizado na Avenida Afonso Pena. A banda de música do CIAAR “Asas de Minas”, comandada pelo Tenente Músico Carlos Eduardo Marques abriu o desfile ao som da dobrado “Batista de Melo” e canção “Hino dos Aviadores”, letra do Capitão Aviador Armando Serra de Menezes e música do Tenente Músico João Nascimento. A tropa formada por oficiais, graduados e praças da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa foi comandada pelo Tenente-Coronel Aviador Carlos Alberto Gomes da Silva. O grupamento da Guarda Bandeira foi composto por alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas do CIAAR.

Em Barbacena (MG), o desfile cívico-militar alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil contou com a presença de autoridades militares e civis dos poderes executivo, legislativo e judiciário da cidade, além de milhares de barbacenenses que estiveram presentes na Avenida Bias Fortes, no centro da cidade, para assistir e prestigiar o desfile da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BMMG), da Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) e da Guarda Civil Municipal de Barbacena (GCM), além do Colégio Tiradentes da PMMG e de escolas estaduais e municipais da cidade, da fanfarra do Instituto Padre Cunha, localizado no distrito de Pinheiro Grosso, do Grupo de Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira, da fanfarra composta por ex-alunos do Colégio Tiradentes e do Studio Step Dance Rita.

O Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), Unidade de Segurança e Defesa subordinada à Base Aérea de Canoas, foi chamada para coordenar, durante o Bicentenário da Independência, as operações de Aeronaves Não Tripuladas autorizadas pelo CINDACTA II, além de coordenar as ações de repressão ao uso de Aeronaves Não Tripuladas operadas de forma ilícita.

Fotos: Tenente Daniele Jacovetti, Sargento Brandão, Sargento Duarte/ CDA, Fábio Maciel / DECEA, Soldado Kassiel / BASM, Sargento Lauriane e Mello Soldado Ramos / EEAR e Sargento Mazzoni e Sargento Juliane/ IV COMAR / CIAAR / Suboficial Leopoldo  e Sargento Valentim / EPCAR / Cabo Pereira / GSD-CO