VISITA INSTITUCIONAL

DCTA recebe Ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações

A comitiva conheceu projetos que têm como objetivo prover soluções espaciais, investindo em pesquisas que possam fortalecer o setor aeroespacial e a indústria nacional
Publicada em: 24/08/2022 15:03
Imprimir
Fonte: DCTA, por Aspirante Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu, na Organização Militar, localizada em São José dos Campos (SP), o Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cezar Rezende de Carvalho Alvim.

Também participaram da visita o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia; o Chefe da Assessoria Parlamentar do Comando da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, além de demais autoridades, secretários e assessores.

No início do dia, a comitiva foi direcionada para a Reitoria do ITA e, posteriormente, seguiu para o Centro Espacial ITA (CEI), conhecendo projetos que têm como objetivo prover soluções espaciais, investindo em pesquisas que possam fortalecer o setor aeroespacial e a indústria nacional.

“O Ministério da Educação (MEC), em seu papel de coordenação, vem trabalhando fortemente em ações nas áreas de ciência e tecnologia, todas inseridas em um planejamento sistêmico que converge para perspectivas de transformação da governança da educação brasileira. Para isso, temos uma visão muito clara da importância de instituições que são referência no âmbito tecnológico, como o DCTA e o ITA. Aqui se formam os profissionais que podem fazer a diferença em nossa sociedade”, comentou o Ministro Victor Godoy Veiga.

Por sua vez, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim endossou a posição estratégica do DCTA ao afirmar que “o Brasil está caminhando para se destacar como um dos poucos países que tem ampla competência no segmento espacial e isso nós devemos ao pioneirismo do Marechal Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA. Se hoje temos uma indústria aeronáutica que está entre as maiores do mundo é porque existe um trabalho diferenciado acontecendo nesse instituto. Aqui vale a pena investir, pois os resultados que já alcançamos e que ainda alcançaremos, ficarão para a história”, disse.

Em continuidade à programação, os visitantes seguiram para o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA que, devido à complexidade do assunto, se estrutura de forma interdisciplinar abordando o tema em todo o ciclo de vida do produto.

Em seguida, a comitiva visitou salas de aula e as instalações do alojamento H8, que, com o apoio do Ministério da Educação, passou por uma expansão recente para ampliação das estruturas físicas e, consequentemente, o aumento do número de matrículas.

“É um grande orgulho mostrar o que nós desenvolvemos no DCTA porque estamos diante de um terreno extremamente fértil e promissor. Aqui reunimos o que chamamos de “tripla hélice”, pois temos o apoio do Estado, a Universidade e a Indústria como protagonistas, atuando em sinergia, em prol do desenvolvimento do país. Vislumbramos o futuro, mas também focados no presente, em iniciativas palpáveis que nos impulsionem a superar desafios por meio de soluções criativas e transformadoras”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Fotos: J. Alves /DCTA e  Roberto / ITA