QUALIFICAÇÃO

FAB realiza primeiro Estágio de Adaptação para Cabos

A atividade tem como objetivo adaptar os profissionais que integrarão o Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon)
Publicada em: 21/07/2022 10:46
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Tenente Paraguassú
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início, no dia 01/07, ao primeiro Estágio de Adaptação para Praças na Graduação de Cabos (EAP-CB). Sob coordenação dos  Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), o Estágio tem como objetivo adaptar os profissionais que integrarão o Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon) com suas especialidades às atividades militares da FAB.

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, destacou que a atividade visa o crescimento dos profissionais técnicos das mais diversas especialidades. "Aqui na FAB, todos têm oportunidade de aprender e crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Sabemos que o processo de entrada não é fácil, porém é extremamente necessário. É por meio dele que conseguimos entender competências e habilidades que vão além do conhecimento técnico. Para ser militar, é fundamental desempenhar além da atividade pleiteada. A competência comportamental também é um fator decisivo para nós”, ressaltou o Oficial-General.

Após um processo seletivo com mais de 370 candidatos (140 em Belém, 71 em Brasília, 162 no Rio de Janeiro e 30 em Campo Grande), 149 profissionais foram selecionados nas especialidades de manutenção predial, carpinteiro, eletricista, motorista, pedreiro entre outras. A pioneira turma também é marcada pela incorporação de integrantes do sexo feminino nas especialidades de manutenção predial, carpintaria e eletricista.

O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, comentou sobre a escassez de mão de obra, a importância dos profissionais qualificados e o desafio que é buscar equilíbrio entre oferta e demanda da Aeronáutica. “Estamos em busca  dos melhores profissionais do mercado e trabalhando continuamente para atrair esses trabalhadores. Contudo, sabemos que nada adianta um profissional com muito conhecimento técnico, com boa formação e experiência, mas sem motivação, disciplina e espírito de corpo. Por isso, também estamos investindo em melhorias no processo como um todo, desde o recrutamento e instrução até a equipe que está na ponta, nos SEREP”, disse. 

Os treinamentos são feitos de forma presencial e terão a duração de 60 dias. A equipe do SEREP e os instrutores têm como objetivo transmitir, para todos os candidatos, orientações sobre a cultura militar, legislação militar, ordem unida e os demais componentes para que todos sejam devidamente inseridos na Força Aérea.

Segundo o Subdiretor de Serviço Militar, Coronel de Infantaria Alexandre Okada, o curso de formação de Cabos é de grande valia para a Aeronáutica, que necessita de mão de obra técnica e especializada. “A incorporação de técnicos especialistas é uma mão de obra estratégica importante para a Aeronáutica. Nossa expectativa é alta para essa turma, que além de ser a primeira do quadro, conta com mulheres. O processo ensino-aprendizagem está sendo constantemente avaliado e ajustado para alcançarmos os melhores resultados e termos os melhores profissionais disponíveis”, finalizou.

Foto: SEREP-RJ