VISITA INSTITUCIONAL

DCTA recebe visita do Comando de Operações Aeroespaciais

Visita objetivou promover a interação e a cooperação entre as Organizações Militares e contribuir com o fortalecimento do setor aeroespacial
Publicada em: 13/07/2022 14:00
Imprimir
Fonte: DCTA, por Aspirante Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP), recebeu, nos dias 05 e 06/07, uma comitiva do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), onde apresentaram o Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), além de apresentarem os setores da Organização, a fim de realizarem um intercâmbio entre a área acadêmica e operacional, promovendo a interação e cooperação entre ambas, contribuindo, assim, com o fortalecimento do setor aeroespacial. 

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, fez a recepção da comitiva, que era composta pelo Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; e pelo Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira.

A programação da visita teve início na Reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde fizeram uma reunião estratégica e conheceram o Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), mostrando a atuação do PPGAO na área de ensino de Pós-Graduação em Defesa, que viabiliza a formação de oficiais nos níveis de mestrado, doutorado e especialização dentro de seis programas nas áreas de engenharia civil, mecânica, aeronáutica, eletrônica, computação, física, ciências e tecnologias espaciais.

Na sequência, a comitiva visitou o Centro Espacial ITA (CEI), que tem como objetivo prover soluções espaciais no que tange à valorização dos recursos internos, investindo em pesquisas e projetos que possam fortalecer o setor aeroespacial e a indústria nacional.

Como parte da programação, as autoridades se deslocaram até o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde assistiram a uma apresentação institucional e estiveram nos laboratórios do instituto para conhecerem projetos de extrema importância para o contexto aeroespacial, como o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1).

Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo a visita possibilitou a troca de informações e a verificação in loco dos projetos que vem sendo desenvolvidos pelo DCTA. “Essa é uma oportunidade de realizar um intercâmbio entre a área acadêmica e operacional, promovendo a interação e cooperação entre ambas. Além disso, discutir e propor ideias que visam contribuir para o fortalecimento do poder do setor aeroespacial”, ressaltou.

COMAE

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) foi ativado com a missão de empregar o poder aeroespacial, garantir a soberania do espaço aéreo e integração do território nacional. O COMAE é responsável por coordenar, planejar, executar e controlar as operações aeroespaciais.

Fotos: Sargento Roberto / Sargento Anderson