TECNOLOGIA

DIRAP E CCA-RJ lançarão programa que verifica Prova de Vida de veteranos e pensionistas

Nova sistemática permitirá atestar se veteranos e pensionistas estão vivos, modernizando os processos da administração de pessoal
Publicada em: 06/07/2022 16:30
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Major Souza / Tenente Paraguassú
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Diretoria de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), em parceria com o Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), lançará, em comemoração ao Dia do Veterano, no mês de julho, a Prova de Vida Inteligente: uma nova sistemática que consiste em verificar, por meio de consultas a bancos de dados, se há indícios suficientes para atestar se veteranos e pensionistas estão vivos e, dessa forma, exigir a Prova de Vida apenas quando os dados obtidos não forem suficientes para isso.

Assim, periodicamente o Sistema Eletrônico de Pessoal da Aeronáutica, o SIGPES, de forma integrada aos demais bancos de dados, como o do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e o do aplicativo Gov.br, vai verificar os dados e, conforme regras de negócio baseadas em análise de risco realizada pela Subdiretoria de Veteranos e Pensionistas (SDVP), vai informar quais veteranos e pensionistas tiveram a prova de vida realizada pela Administração. Vale ressaltar que essa nova sistemática está disponível apenas para os residentes no Brasil. E, caso não seja possível atestar a vivacidade do militar ou dependente, o mesmo será notificado por mensagem via Portal do Militar, SMS, e-mail e Gov.br para realizar a prova de vida.

As formas de realização da Prova de Vida permanecem as mesmas: preferencialmente pelos meios digitais, Portal do Militar ou aplicativo Gov.br, ou, presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal (somente correntistas que recebem por esse banco) ou em uma Organização Militar.

O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, esclareceu sobre a implementação da tecnologia nos novos processos de Prova de Vida. “A Prova de Vida Inteligente estima reduzir cerca de 45% dos atendimentos realizados no Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR). Na Academia da Força Aérea (AFA), os atendimentos com Prova de Vida representaram 75% da demanda de janeiro a maio deste ano. Na Base de Recepção de Veteranos (BREVET), maior elo do Sistema, foram quase 2.300 atendimentos mensais relacionados à Prova de Vida, os quais não precisarão mais ocorrer. Além disso, essa nova tecnologia eliminará a necessidade de recursos humanos para executar outros 1.900 procedimentos decorrentes de bloqueio e desbloqueio de pagamento”, afirmou o Oficial-General.

Além disso, agora quem recebe proventos e pensões pelo Banco do Brasil e, a partir do mês de agosto, pelo Bradesco, também poderá realizar a Prova de Vida em uma agência do respectivo banco. Para isso, basta comparecer para atendimento portando o seu documento oficial de identificação com foto. 

Já aqueles que forem notificados e não realizarem a Prova de Vida, até o último dia do mês do aviso, terão o pagamento interrompido pela Administração. Se isso ocorrer, basta abrir o Portal do Militar ou o aplicativo Gov.br, realizar a Prova de Vida e solicitar via FEP (Formulário Eletrônico de Pessoal), também no Portal do Militar, o restabelecimento do pagamento.

O Subdiretor de Veteranos e Pensionistas da DIRAP, Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho, falou sobre a atualização e utilização de novos programas. “Nosso objetivo é ser cada vez mais eficiente, atendendo melhor nossos veteranos e seus familiares, criando controles automatizados que resguardam o erário. A Diretoria de Tecnologia da Informação, por meio do CCA-RJ, tem se esforçado para tornar isso possível. Quanto mais for investido em TI, maior será o retorno para o Sistema”.

Para o Chefe do CCA-RJ, Coronel Intendente Leonardo Brando Lehmann, a modernização de sistemas é importante e facilita os processos de administração de pessoal. “O novo módulo prova de vida moderniza os processos da administração de pessoal no COMAER. Desta forma, foram utilizadas tecnologias para integrar a base de dados do SIGPES com o Sirc. Outro ponto importante para esta solução foi a integração com o aplicativo móvel Gov.br, pois otimiza o processamento e facilita a interação com os mais de 83 mil veteranos e pensionistas da Força”, ressaltou.

Fotos: Sargento Rocha