VISITA

Comandante da Aeronáutica recebe CEO da empresa Saab

Encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (21/06), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF)
Publicada em: 22/06/2022 13:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Desenvolvimento e futuro. Essas palavras definem o encontro entre o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e o CEO da empresa Saab, Micael Johansson, realizado nessa terça-feira (21/06), em Brasília (DF). Também estiveram presentes na visita o Diretor de Vendas Gripen, Mikael Franzén; e o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Durante a visita, realizada no Comando da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior enfatizou a relevância da parceria entre a Saab e a FAB, desde a escolha do Gripen no programa FX-2. Tal sinergia resultou em transferência de tecnologia para a indústria brasileira, para a Embraer e para demais empresas do setor. “A presença do CEO da Saab representa a importância que a empresa dá para essa parceria estratégica de longo tempo. Que continuemos evoluindo e pensando em novos produtos em prol do Brasil”, relatou o Comandante.

O encontro foi essencial para consolidar a cooperação firmada entre a FAB e a empresa sueca de Defesa e Segurança, uma vez que discutiram-se arcabouços de um novo contrato para a segunda fase do Projeto Gripen, o qual prevê a entrega de mais 26 aeronaves. Na ocasião, foram tratados temas como a arquitetura e os fatores básicos a serem estabelecidos nessa fase do Projeto.

Em sua visita, Micael Johansson parabenizou o país pelo trabalho desenvolvido pelos militares da FAB e destacou a importância do encontro não apenas para os negócios de hoje, como para os próximos produtos. “Foi uma conversa muito produtiva porque pudemos discutir assuntos essenciais para todos nós e também para a Força Aérea. Temos uma parceria excelente, e eu acredito que ela envolve indústria, defesa e estratégia, fornecendo subsídios para que juntos possamos construir um futuro baseado na força e na defesa aérea”, concluiu.

Sobre a Saab

A Saab é responsável pela criação de sistemas de defesa e segurança aeroespacial. A empresa sueca está no processo de fabricação de novos vetores da Força Aérea, o F-39 Gripen, e é conhecida por sua tradição na produção de aeronaves de caça desde a década de 1930. Os aviões que precederam o Gripen foram o Saab 29 Tunnan, o Saab 32 Lansen, o Saab 35 Draken e o Saab 37 Viggen. Os últimos modelos civis foram o Saab 340 e o Saab 2000.

Foto: Suboficial Manfrim/ CECOMSAER.