EXPOSIÇÃO

Departamento de Controle do Espaço Aéreo realiza exposição no Congresso Nacional

A mostra que conta a história dos 80 anos da Organização Militar ficará disponível até a próxima sexta-feira (10/06)
Publicada em: 11/06/2022 15:15
Imprimir
Fonte: DECEA, por Aspirante Fernanda Pereira
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Exposição DECEA 80 anos está aberta para visitação no Congresso Nacional, em Brasília (DF). A mostra, que conta a história do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ficará no Espaço Mário Covas, localizado no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, até sexta-feira (10/06). Os visitantes têm acesso a vídeos informativos, a fotos históricas, a maquetes e a um totem interativo. Militares do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) estão no local, tirando dúvidas e interagindo com o público.

Na entrada do Anexo, uma televisão exibe uma animação que questiona ao visitante: “Você sabe o que acontece enquanto você está voando?”. Em seguida, o vídeo mostra como os pilotos se comunicam com os diferentes centros de controle de tráfego aéreo, subordinados ao DECEA, em cada uma das fases do voo, ou seja, durante pouso, decolagem e quando o avião está em rota aérea.

Para tornar a explicação ainda mais realista, o visitante é convidado a colocar os fones de ouvido e escutar o contato real entre um controlador e um piloto. A gravação foi feita no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), no Rio de Janeiro (RJ). Também é possível assistir ao vídeo comemorativo, que conta a trajetória do DECEA, desde a sua criação. A história ganha vida no imaginário do público com o auxílio de fotos que constroem uma narrativa desde os anos 40.

Navegando pelo conteúdo digital, o visitante tem acesso, ainda, a descrições e fotos das unidades subordinadas ao DECEA e a um mapa, que mostra a área de atuação de cada um dos CINDACTA. É possível conhecer dados curiosos, como a quantidade de movimentos aéreos de cada região do país.

O objetivo do projeto, idealizado pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente- Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, é explicar ao público, de forma simples e direta, o que é o DECEA e como a Organização atua no gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, tanto na aviação civil como na defesa aérea militar. "A importância principal desse evento é poder dar conhecimento, é divulgar para toda a sociedade do Brasil, a importância da estrutura da Força Aérea Brasileira e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Essa estrutura remonta há 80 anos, apesar de ter recebido outros nomes e outras diretorias ao longo de sua história, e sempre teve a sua importância para o controle de todo o espaço aéreo brasileiro, em todo o território nacional e em parte do Oceano Atlântico. Neste momento é justo e importante que a gente passe para a sociedade um pouco do resumo dessa estrutura, mostrando como ela foi montada e como chegou até os dias atuais", explica o Oficial-General.  

Uma das visitantes, a Administradora Silvia Aparecida do Nascimento, apoiou a iniciativa e se mostrou surpresa com a apresentação. “Eu não tinha conhecimento de que são militares que atuam como controladores de voos. Foi muito bom ver a dimensão desse trabalho, a quantidade de pessoas e o nível de especialização envolvidos. Eu fiquei me sentindo mais segura, sabendo que é a Força Aérea que cuida disso”, declarou.

A Comunicadora Eloane Bittencourt Emediato visitou a mostra e também elogiou a iniciativa. “Acredito que os órgãos públicos têm que estar em espaços como este, cada vez mais próximos dos cidadãos e informando a população brasileira sobre o que fazem. Eu fiquei feliz em aprender um pouco mais sobre controle do espaço aéreo”, disse.

A criação da exposição original contou com curadoria e projeto museográfico da Tenente-Coronel Sahara Burity Fernandez Cyrino, do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) e com a supervisão do Coronel Michael Silva da Cunha, do DECEA. A Assessoria de Comunicação Social do DECEA é responsável pela coordenação geral, além de pesquisa histórica, produção de textos, vídeos e fotografias, projeto gráfico e desenvolvimento do conteúdo digital. O CINDACTA I e o Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) prestaram apoio logístico e de efetivo.  

Programação completa da exposição

06 a 10/06 - Exposição no Congresso Nacional

Espaço Mario Covas - Térreo do Anexo 2 da Câmara de Deputados 

13 a 21/06 - Exposição no Prédio do COMAER (Apenas para o efetivo da Força Aérea)

Terceiro andar do prédio anexo - próximo ao Corredor do Túnel do Tempo

23 a 26/06 - Aeroporto Internacional Tom Jobim, Galeão, Rio de Janeiro

27 a 01/06 - Aeroporto Santos Dumont, Centro do Rio de Janeiro

Fotos: Aspirante Fernanda Pereira / DECEA 2S Thiele / CINDACTA I e Civil Rafael Oliveira

imagens/original/43899/3a0832db_a99f_492b_b28b_61a7de7506e9.JPG
imagens/original/43899/DSC_8231.JPG
imagens/original/43899/DSC_8242.JPG
imagens/original/43899/DSC_8265.JPG