VESTIBULAR

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas para vestibular

As provas poderão ser feitas em diversas cidades do Brasil
Publicada em: 11/06/2022 13:18
Imprimir
Fonte: ITA, Capitão Fabio Cox
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia - Revisão: Major Oliveira Lima

As inscrições para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), iniciaram no dia primeiro de junho e seguem até 15 de julho. Para efetuar a inscrição, basta acessar o site www.vestibular.ita.br. A taxa é de R$ 195,00.

Ao todo, são 150 vagas: 36 destinadas exclusivamente aos candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira (QOEng); e 114 destinadas aos demais candidatos.

Podem ingressar no ITA os candidatos de ambos os sexos, solteiros, que sejam brasileiros natos, tenham no máximo 24 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2023 para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA e tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio em 2022.

Fases

O Processo Seletivo é composto por três fases sendo as duas primeiras Exames de Escolaridade. A primeira fase ocorrerá no dia 16 de outubro das 13h às 18h e será composta de uma única prova contendo questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. A segunda fase ocorrerá em dois dias, 8 e 9 de novembro, das 13h às 17h, com questões dissertativas de Matemática, Química, Física e uma Redação. A terceira Fase, mediante convocação, é composta de: Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.

Treineiros

Os candidatos que estejam cursando o 1° e 2° anos do Ensino Médio poderão se inscrever no processo seletivo do ITA na modalidade de treineiros e poderão participar das duas primeiras fases.

As provas serão realizadas em 24 cidades de 18 estados da Federação e do Distrito Federal.

Novidades

Até o Vestibular anterior, os candidatos indicavam, no ato da inscrição, a ordem de prioridade para as especialidades de engenharia oferecidas. Uma das inovações do Vestibular 2023 é que, a partir deste ano, o processo de escolha de especialidade será coordenado pela Pró-reitoria de Graduação e acontecerá no quarto semestre do Curso Fundamental, quando o aluno concorrerá para matrícula na especialidade desejada.

Os alunos serão matriculados nas especialidades seguindo sua classificação geral na turma, que considerará: a média da nota obtida nos três primeiros períodos do Curso Fundamental (80%); a nota obtida no Processo Seletivo (10%); e a nota obtida no Estágio de Formação Militar do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPOR-Aer-SJ) (10%).

A outra novidade é que mudou o número de questões e a distribuição destas na prova da primeira fase do processo seletivo do ITA de 2023. O total de questões passou para 60 e serão distribuídas de forma igualitária nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, ou seja, 12 questões para cada disciplina.

Cursos

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, comum a todos os alunos, e os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia. As especialidades oferecidas são Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

Fique atento!

Segundo o Chefe da Seção de Vestibular do ITA, Coronel João Batista do Porto Neves Júnior, o candidato deverá atentar para os horários dos eventos e conferir, com antecedência, os acessos para os locais da prova. “Recomenda-se que os candidatos cheguem com no mínimo uma hora de antecedência”, acrescenta.

O Coronel Porto explica, ainda, que os candidatos terão que fazer algumas escolhas no ato da inscrição, como se são optantes pela carreira militar ou não; a cidade que desejam realizar a prova; e, também, se pretendem concorrer às vagas de cota racial.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo do ITA serão divulgadas no site www.vestibular.ita.br.

Fotos: ITA e Sargento Müller Marin/ CECOMSAER