REUNIÃO

COPAC promove reunião do Security Working Group - Projeto FX-2

Na ocasião as empresas brasileiras beneficiárias do acordo offset apresentaram um panorama geral das ações de segurança da informação adotadas atualmente
Publicada em: 11/05/2022 11:15
Imprimir
Fonte: COPAC, por Sargento Jessica
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), localizada em Brasília (DF), promoveu nos dias 04 e 05 de maio, a reunião do Security Working Group (SWG), do Projeto FX-2. Trata-se de um acordo celebrado entre os Governos brasileiro e sueco, cujo objetivo é estabelecer os procedimentos de segurança a serem seguidos por todas as organizações envolvidas com o desenvolvimento das aeronaves F-39 Gripen. O tema em pauta dessa edição foi "A proteção contra um eventual ataque cibernético".

O evento contou com a participação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da COPAC, do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), da Base Aérea de Anápolis (BAAN), do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR), do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), da Agência Sueca de Material de Defesa (FMV), da SAAB, da SAAB Aeronáutica Montagens – SAM, da SAAB Sensores e Serviços Brasil – SSSB, da AEL Sistemas, da ATECH, AKAER e da EMBRAER.

Na ocasião, as empresas brasileiras beneficiárias de acordos de compensação tecnológica (acordo offset) apresentaram um panorama geral das ações de segurança da informação adotadas atualmente, convergindo com a recente chegada das aeronaves F-39 Gripen ao Brasil e incorporação à Aviação de Caça brasileira.

O Oficial de Segurança do Projeto, Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Romulo Silva de Oliveira, destacou a importância do momento. “Vivemos em uma guerra tecnológica nos tempos atuais, de forma que o ataque cibernético se tornou um assunto presente nas organizações, sobretudo as envolvidas com projetos estratégicos e operações de emprego real, de forma que as ações de proteção da informação crítica precisam ser adotadas contra uma eventual incursão cibernética para obtenção de informações sensíveis”, finaliza.

Fotos: Sargento Jessica / COPAC