CAMPANHA

3ª Es-HFASP realiza Campanha de Doação de Sangue

Ação foi realizada com o apoio da Base Aérea de São Paulo (BASP) e da Fundação Pró-Sangue
Publicada em: 03/05/2022 10:19
| Atualizada em: 03/05/2022 10:38
Imprimir
Fonte: HFASP
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Terceira Esquadrilha de Saúde do Hospital de Força Aérea de São Paulo (3ª Es-HFASP) coordenou na quarta-feira (20/04) uma Campanha de Doação de Sangue na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), com o apoio da Fundação Pró-Sangue.

Um total de 102 pessoas, entre militares e civis, participaram da Campanha, exercitando a cidadania e a solidariedade. Foram 78 bolsas de sangue coletadas, que ajudarão a salvar várias vidas. O Comandante da BASP, Coronel Aviador Fábio Luis Cuzziol, falou sobre a importância de ações como essa. “A campanha de doação de sangue na BASP, como em qualquer outro lugar, é altamente relevante. Salvar uma vida não tem preço! Faz bem para alma e para o nosso corpo. Sempre que possível, a BASP estará de portas abertas para receber esse tipo de campanha e nós iremos incentivar sempre”, ressaltou.

O Comandante da Terceira Esquadrilha de Saúde do HFASP, Capitão Médico Israel Leonardo Ferreira Lima, agradeceu a todos que participaram e colaboraram. “Uma ação como essa pode ser a única esperança de pessoas que estão passando pelos momentos mais difíceis de suas vidas. Agradecemos, portanto, ao efetivo e moradores da Base Aérea de São Paulo, pelo entendimento e sensibilidade quanto às necessidades expostas, que permitiram uma boa captação de sangue e consequente sucesso desta campanha”, disse.

O Tenente Marcelo Henrique doou sangue e comentou sobre a sua motivação. “Todo ano, sempre que posso, faço a doação”, lembrou.

O Soldado Kaik Chiari Labbe também participou da Campanha e incentivou o ato. “Tem muitas pessoas morrendo, vidas sendo perdidas e temos que dar o primeiro passo. Se eu posso ajudar outras pessoas, é o que vou fazer. Isso é muito gratificante”, afirmou.

Fundação Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.

As transfusões de sangue e de seus componentes ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos, pois uma doação pode salvar até quatro vidas. Entretanto, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, de acordo com o Ministério da Saúde. Iniciativas como essa campanha têm o propósito de mudar o cenário atual e conscientizar a população de seu papel e da importância deste ato, além de contribuir com o abastecimento dos bancos de sangue e, consequentemente, com toda a sociedade.

Fotos: Major Daniele e Sargento Leiliane / HFASP