PIONEIRISMO

Esquadrão Gavião tem primeira Tenente instrutora de voo do H-50 Esquilo

O helicóptero é  utilizado para forjar os futuros pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR)
Publicada em: 26/04/2022 14:19
Imprimir
Fonte: 1º/11º GAV, Tenente Felype
Edição: Agência Força Aérea

A Tenente Aviadora Maria Luisa Michelon Silveira tornou-se a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo. O helicóptero é  utilizado para forjar os futuros pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR), ministrado no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado em Parnamirim (RN).

A instrutora é natural de Santa Maria (RS) e ingressou na FAB em janeiro de 2012, perfazendo quatro anos de formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Em 2016, a então Aspirante a Oficial Maria Luisa concluiu o CEOAR e foi classificada para o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, servindo de 2017 a 2021. Além da aeronave H-50, foi homologada à Instrutora de Voo nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Nesse período, realizou diversas missões operacionais, bem como contribuiu para a elevação operacional de outros pilotos.

Para ela, retornar ao ninho dos Gaviões e poder passar toda experiência adquirida ao longo desses anos tem um significado distinto. “Sou muito grata de ter voltado para o Esquadrão Gavião e ter a oportunidade de contribuir com a formação da nova geração de pilotos de Asas Rotativas. Hoje tenho um pouco mais de experiência e posso retribuir à Força Aérea todo o esforço que, um dia, meus instrutores dedicaram à minha formação como piloto de H-50”, conta.

A missão do Instrutor de Voo apresenta-se como uma das atividades mais nobres da Instituição, e desde a criação do Ministério da Aeronáutica, os conhecimentos adquiridos são aprimorados e retransmitidos por mais de oito décadas de história. “Sentimento de muito orgulho em ser a pioneira e espero que isso possa abrir caminhos e incentivar outras mulheres a lutarem por seus espaços e alcançarem seus objetivos, independe da área de atuação”, finaliza a Oficial.

Fotos: Sargento Carlos Eduardo / 1º/11º GAV