RESGATE

Esquadrão Puma transporta equipamentos em apoio às ações de resgate no litoral do RJ

A Força Aérea Brasileira emprega seus meios para auxiliar nos trabalhos após a chuva que causou deslizamento de terra, alagamentos e bloqueio de estradas
Publicada em: 09/04/2022 20:01
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea

Após uma semana da forte chuva que atingiu Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro (RJ), causando deslizamentos de terra, alagamentos e bloqueio de estradas, além de deixar mortos e desaparecidos, as forças de segurança mantêm os trabalhos de resgate. A Força Aérea Brasileira (FAB) segue apoiando a operação denominada Costa Verde. Neste sábado (09/04) a bordo da aeronave H-36 Caracal, o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma realiza os transportes de cargas externa para região de Paraty.

Na sexta-feira (08/04), o helicóptero decolou da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), às 9h40, com destino à área de um condomínio, onde foi feito o reconhecimento do local e a preparação da carga, uma escavadeira pesando 1,5 tonelada, que foi içada à aeronave. O voo até a região afetada iniciou às 16h10, e às 17h05 ocorreu à infiltração do equipamento, cumprindo assim a missão em auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

De acordo com o Comandante do Esquadrão Puma, Tenente-Coronel Aviador Bruno Cesar Guimarães de Oliveira, o transporte da máquina feito pelo helicóptero da FAB foi essencial para a localização de vítimas sob escombros pesados. “O Esquadrão Puma solidariza-se com as vítimas e familiares. Para nós, é uma honra ajudar as equipes de resgate no socorro e poder retornar à sociedade benefícios advindos dos investimentos nas Forças Armadas, mesmo em tempo de paz”, destaca o Oficial.

A missão do Esquadrão Puma, nesta operação, teve início ainda no dia 2 de abril. “As regiões ficaram isoladas e as equipes de resgates estavam com dificuldades de chegar aos locais de deslizamento para prestar o socorro. O 3º/8º GAV opera helicópteros com capacidade para decolar com até 31 pessoas ou transportar quase quatro toneladas de carga externa. Assim, foi possível aumentar a eficiência das equipes ao transportar uma maior quantidade de pessoas e cargas para as áreas afetadas”, completa o Comandante.

Esquadrão Puma

O Esquadrão Puma opera na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), desde o início de 2017, com a aeronave H-36 Caracal, responsável por missões de Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate (CSAR), Evacuação Aeromédica (EVAM), Exfiltração e Infiltração Aérea e Transporte Aéreo Logístico, cumprindo missões de Força Aérea em todo o território nacional.

Fotos: 3º/8º GAV

imagens/original/43543/Missao3_8b.jpg
imagens/original/43543/Missao3_8d.jpg
imagens/original/43543/Missao3_8g.jpg
imagens/original/43543/Missao3_8h.jpg
imagens/original/43543/Missao3_8j.jpg
imagens/original/43543/Missao3_8k.jpg
imagens/original/43543/Missao3_8l.jpg
imagens/original/43543/Missao3_8m.jpg
imagens/original/43543/Misssao3_8n.JPG