VIKING 22

9ª Edição do Exercício Viking realiza Vip Day para autoridades civis e militares

Evento foi realizado nesta terça-feira (05/04), em Brasília (DF)
Publicada em: 06/04/2022 20:33
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Formando um Estado-Maior Conjunto, Oficiais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) participam, até o dia 07/04, da 9ª Edição da Viking 22, maior exercício multifuncional voltado para Operações de Paz do mundo, que consiste na simulação internacional de operações de paz com o objetivo de preparar civis, militares e policiais para futuros desdobramentos em missões, aprimorando assim, a operacionalidade das tropas militares.

O Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida participou, no dia 05 de abril, do Evento Vip Day, e destacou a participação da FAB no Viking 22. “A Força Aérea tem se preparado ao longo dos anos para participar de operações tanto conjuntas como combinadas e essa operação Viking se reveste de uma grande importância, porque ela é exatamente realizada neste conceito, uma vez que abrange as três Forças Armadas, bem como as forças auxiliares, civis e também militares de outros países”, explica.

O evento realizado nesta terça-feira, foi marcado ainda pela presença do Ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que estiveram no Comando Militar do Planalto – local sede desta edição do Exercício Viking – para conferirem as atividades realizadas.

Na ocasião, o ministro destacou a forte presença do Brasil em Operações de Paz, uma vez que o País já esteve presente em missões dessa natureza há mais de 70 anos.  “O Brasil é um país que tem uma tradição muito grande em operações de paz, então, ao longo da história, participamos efetivamente de várias operações, a exemplo do Haiti. Nossas Forças Armadas, cada vez mais, se preocupam em capacitar seus militares para melhorar suas operações e, esse exercício simulado é importante, pois torna o Brasil e, consequentemente, as Forças Armadas, preparados para que em uma situação real estejam em condições de cumprir determinada missão. Dessa forma, é uma satisfação para o Ministério da Defesa e também para as Forças Armadas poder participar desse exercício e cada vez mais nos tornarmos aptos para as operações de paz, consolidando, assim, a nossa tradição”, pontuou.

A comitiva percorreu cinco ambientes onde se desenvolve o treinamento. Dentre eles: a direção do exercício, o local de treinamento voltado para civis, o espaço para capacitação dos participantes militares e a sala de simulação, onde os participantes resolvem situações de combate.

Em território nacional, a simulação é coordenada pelo Ministério da Defesa (MD) do Brasil e conduzida pelo Exército Brasileiro, por intermédio do Comando de Operações Terrestres (COTER), com participação de militares das três Forças Armadas, dentre eles 31 militares da Força Aérea.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER